Aplicação da análise de componentes principais em um estudo de vegetação do semi-árido /

Entende-se por redução de dimensionalidade ao processo de representação espacial de X utilizando-se um número k de dimensões, onde k < p. Para facilitar a análise exploratória dos dados, visto o número de variáveis que serão estudadas, é recomendada a utilização de técnicas de redução de dimensio...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Moreira, Wagner Sandro da Costa., Ferreira, Aristotelino Monteiro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/80379
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Entende-se por redução de dimensionalidade ao processo de representação espacial de X utilizando-se um número k de dimensões, onde k < p. Para facilitar a análise exploratória dos dados, visto o número de variáveis que serão estudadas, é recomendada a utilização de técnicas de redução de dimensionalidade, como a Análise de Componentes Principais, que permite o conhecimento das variáveis mais importantes, quanto à variabilidade no estudo em questão, e torna possível o conhecimento e estudo de relações emtre as variáveis. Os objetivos principais deste estudo são aplicar a técnica em um caso concreto de estudo de vegetação no semi-árido do RN e cotejar o potencial analítico da análise de componentes principais na interpretação do realcionamento entre as variáveis estudadas. Este estudo de vegetação é relacionado a aspectos da Caatinga da Bacia Potiguar, sendo levado em consideração para este trabalho o aspecto fitossociológico, determinado pelos parâmetros densidade, frequência, dominância, e altjura média dos indivíduos, foram submetidos à análise de componentes principais. A matriz de correlação mostrou-se ser mais adequada para a extração dos componentes principais, pois estes são invariantes na escala, o que evita o problema de reprodução de variável causada pela variável Densidade Absoluta Total (Dat), por ter uma variância muito alta. Os dois primeiros componentes foram escolhidos para representar as 4 variáveis através dos critérios da proporção da viabilidade total, do autovalor médio, e avaliação do scree diagram, explicando 83,38% da variabilidade total. Através das correlações variável/eixo, pôde-se interpretar os dois componentes, de forma que o primeiro componente principal é um reflexo do comportamento horizontal da vegetação da área estudada (componente paisagístico espacial) e o segundo reflete o comportamento vertical da vegetação (componente paisagístico vertical).#$&O componente paisagístico espacial é independente do eixo que complementa a tridimensionalidade (componente paisagístico vertical), denotando o aspecto da verticalização da paisagem.