Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/

Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar, a partir da visão dos agentes de viagens, a importância do emprego de práticas ambientais como fator de decisão de escolha de um pacote turístico. Para tanto foi estabelecida como população alvo, as agências de viagens e turismo filiadas a Associação Br...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Câmara, Michele Galdino., Marques Júnior, Sérgio.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14990/1/MicheleGC.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-55255
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-552552022-11-30T02:15:09Z Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/ Câmara, Michele Galdino. Marques Júnior, Sérgio. Turismo - Dissertação. Estratégia ambiental - Dissertação. Agências de viagens- Dissertação. Tourism. Environmental strategy. Travel agency. Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar, a partir da visão dos agentes de viagens, a importância do emprego de práticas ambientais como fator de decisão de escolha de um pacote turístico. Para tanto foi estabelecida como população alvo, as agências de viagens e turismo filiadas a Associação Brasileira de Agências de Viagens ABAV, tendo como amostra os agentes de viagens brasileiros que exerciam a função na cidade de Natal em 2005. A seleção da amostra foi efetivada utilizando-se a técnica de amostragem aleatória simples. A quantidade de agentes efetivamente pesquisados foi de 150 agentes sendo distribuídos 150 questionários, com perguntas fechadas e abertas, aplicados durante o mês de novembro de 2005. Resultados mostraram grande variabilidade de respostas do entrevistado no que se refere à venda de pacote turísticos onde o cliente demonstra a preocupação ambiental com a qualidade ambiental do local. Através de análises de regressão múltipla, observou-se a existência de relação entre a venda de pacote turísticos onde o cliente demonstra a preocupação ambiental com a qualidade ambiental do local e a percepção da importância da existência de práticas ambientais no local como fator importante na decisão de compra de um pacote turístico.#$&Abstract: The objective of the work was to investigate, from the vision of travel agents, the importance of environmental practices as a decision factor in the purchase of a tourist package. For in such a way, it was established as target population, the travel agencies and tourism linked to he Brazilian Association of Travel agencies ABAV, hearing the Brazilian travel agents that exerted the function in Natal, city in 2005. The election of the sample was accomplished using the simple random sampling technique. The amount of agents effectively searched was of 150 agents being distributed 150 questionnaires, with closed and opened questions, applied during the month of November in 2005. Results showed great variability of interviewed answers in that if it relates for sale of package tourist where the customer demonstrates enviromental concern with the environmental quality. Through multiple regression analyses, it was environmental concern with the environmental quality of the place and the perception of the practical importance of the existence environmental practices in the place as important factor in the decision of tourist package purchase. 1 2022-10-05T14:17:13Z 2022-10-05T14:17:13Z 2006. Dissertação 379.85 C172e DISSERT 78758 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14990/1/MicheleGC.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14990/1/MicheleGC.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Turismo -
Dissertação.
Estratégia ambiental -
Dissertação.
Agências de viagens-
Dissertação.
Tourism.
Environmental strategy.
Travel agency.
spellingShingle Turismo -
Dissertação.
Estratégia ambiental -
Dissertação.
Agências de viagens-
Dissertação.
Tourism.
Environmental strategy.
Travel agency.
Câmara, Michele Galdino.
Marques Júnior, Sérgio.
Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/
description Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar, a partir da visão dos agentes de viagens, a importância do emprego de práticas ambientais como fator de decisão de escolha de um pacote turístico. Para tanto foi estabelecida como população alvo, as agências de viagens e turismo filiadas a Associação Brasileira de Agências de Viagens ABAV, tendo como amostra os agentes de viagens brasileiros que exerciam a função na cidade de Natal em 2005. A seleção da amostra foi efetivada utilizando-se a técnica de amostragem aleatória simples. A quantidade de agentes efetivamente pesquisados foi de 150 agentes sendo distribuídos 150 questionários, com perguntas fechadas e abertas, aplicados durante o mês de novembro de 2005. Resultados mostraram grande variabilidade de respostas do entrevistado no que se refere à venda de pacote turísticos onde o cliente demonstra a preocupação ambiental com a qualidade ambiental do local. Através de análises de regressão múltipla, observou-se a existência de relação entre a venda de pacote turísticos onde o cliente demonstra a preocupação ambiental com a qualidade ambiental do local e a percepção da importância da existência de práticas ambientais no local como fator importante na decisão de compra de um pacote turístico.#$&Abstract: The objective of the work was to investigate, from the vision of travel agents, the importance of environmental practices as a decision factor in the purchase of a tourist package. For in such a way, it was established as target population, the travel agencies and tourism linked to he Brazilian Association of Travel agencies ABAV, hearing the Brazilian travel agents that exerted the function in Natal, city in 2005. The election of the sample was accomplished using the simple random sampling technique. The amount of agents effectively searched was of 150 agents being distributed 150 questionnaires, with closed and opened questions, applied during the month of November in 2005. Results showed great variability of interviewed answers in that if it relates for sale of package tourist where the customer demonstrates enviromental concern with the environmental quality. Through multiple regression analyses, it was environmental concern with the environmental quality of the place and the perception of the practical importance of the existence environmental practices in the place as important factor in the decision of tourist package purchase.
format Dissertação
author Câmara, Michele Galdino.
Marques Júnior, Sérgio.
author_facet Câmara, Michele Galdino.
Marques Júnior, Sérgio.
author_sort Câmara, Michele Galdino.
title Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/
title_short Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/
title_full Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/
title_fullStr Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/
title_full_unstemmed Estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/
title_sort estratégia ambiental e agências de viagens e turismo : um estudo sobre a importância de práticas ambientais na escolha de um pacote turístico/
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14990/1/MicheleGC.pdf
work_keys_str_mv AT camaramichelegaldino estrategiaambientaleagenciasdeviagenseturismoumestudosobreaimportanciadepraticasambientaisnaescolhadeumpacoteturistico
AT marquesjuniorsergio estrategiaambientaleagenciasdeviagenseturismoumestudosobreaimportanciadepraticasambientaisnaescolhadeumpacoteturistico
_version_ 1766857524004257792