Território das festas religiosas no Seridó Potiguar /

Abordadas sob o contexto da Geografia Cultural, as manifestações festivas sócio-espaciais colaboram com o decodificador da religiosidade. Sendo a festa evento que transporta a sociedade a um período de movimentos e ações que difere do contexto cotidiano, ocorre, nas festas religiosas do Seridó potig...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento Neto, Luiz Eduardo., Felipe, José Lacerda Alves., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/78295
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Abordadas sob o contexto da Geografia Cultural, as manifestações festivas sócio-espaciais colaboram com o decodificador da religiosidade. Sendo a festa evento que transporta a sociedade a um período de movimentos e ações que difere do contexto cotidiano, ocorre, nas festas religiosas do Seridó potiguar, que no decorrer das últimas duas décadas, despontam redirecionamentos plausíveis de investigações científicas. No âmbito da cultura seridoense, centramos atenções na religiosidade, nos sentimento identitários de pertencimento aos lugares interligados às práticas religiosas deste espaço, por ocasião das festas em louvor aos padroeiros. Ainda que similares estes festejos contém elementos particulares que os identificam. Fruto de tradições das festas portuguesas mescladas no sincretismo religioso brasileiro, tais eventos religiosos, Seridó potiguar, são partícipes da edificação e configuração das fronteiras territoriais das cidades seridoenses, em face da influência eclesiástica na delimitação e controle do território. Os costumes e tradições desse espaço apegaram-se à religiosidade no desenvolver de suas relações sociais, repassando as famílias práticas religiosas com destaque, nos festejos em louvor aos(as) padroeiros(as) do lugar. No tempo festivo, espaços sagrados e profanos intercalam e se misturam, recriando-se ou transformando-se temporariamente no decorrer da festa. Neste contexto, são enaltecidas e reproduzidas simbologias e arquétipos peculiares aos eventos em destaque. As festas dos(às) seridoenses transcorrem envolvendo a delimitação territorial do município e áreas de abrangência onde ocorrem a reprodução e estratificação social. A festa religiosa tende a unificar e ao mesmo tempo recria diferenças sociais promovendo, neste sentido, práticas de territorialidade evidenciadas no âmbito das celebrações que envolvem o contexto festivo. Esses eventos reúnem populações locais,#$&visitantes e filhos ausentes que retomam aos lugares de origem, quando da realização em louvor aos padroeiros. Tais atos religiosos no Seridó Potiguar estão presentes no limiar e modelar de novos contornos celebrativos. Inscritas nos ligares sob os moldes do passado, as festas dos(as) padroeiros(as) se representam ao nascer de lembranças e perspectivas de um território, festejos seridoenses que se assentam no bojo da cultura local, sobretudo em seus aspectos míticos .[sic] Nestas festas, emergem forças e sentimentos entendidos pelos partícipes como um dos aportes de identificação desse território. Estas festas ocorrem, nos lugares seridoenses expressando a fé e religiosidade do Seridó Potiguar.#$&Abstract: