Estudo piloto sobre zincúria em pacientes diabéticos insulino-dependentes /

O nosso estudo teve como objetivo avaliar a zincúria em crianças diabéticas Tipo 1, discutindo a relação com o tempo de doença, consumo alimentar e controle metabólico. A avaliação antropométrica foi feita através dos indicadores P/I, E/I e P/E, comparando com os valores de referência do NCHS (Natio...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sena, Karine Cavalcanti Maurício de., Schwarzschild, Lúcia de Fátima Campos Pedrosa., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/75695
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O nosso estudo teve como objetivo avaliar a zincúria em crianças diabéticas Tipo 1, discutindo a relação com o tempo de doença, consumo alimentar e controle metabólico. A avaliação antropométrica foi feita através dos indicadores P/I, E/I e P/E, comparando com os valores de referência do NCHS (National Center for Health Statistics). Foi realizado inquérito alimentar de 24 horas, coletando amostras de sangue para dosagem de glicose e hemoglobina glicosilada, além de urina 24 horas para determinação de glicose, creatina e zinco. O estudo mostrou que as crianças tinham estado nutricional comprometido, pelo indicador E/I, com tendência ao excesso de peso para estatura atual. A ingestão calórica mostrou-se insuficiente, encontrando-se problemas com relação a distribuição dos princípios nutritivos, tendo em vista que as dietas estavam com pecentuais elevados de proteínas, lipídios saturados, fibra e baixas em carboidratos. Os resultados de glicemia de jejum, hemoglobina glicosilada e glicosúria, indicaram que os pacientes estudados apresentavam controle metabólico inadequado. A hiperzincúria foi apontada praticamente em todos os pacientes, apesar de pouco tempo de doença, e esteve relacionada com o controle insastifatório dos pacientes diabéticos Tipo 1. Tais dados devem servir de alerta para o acompanhamento destas crianças, prevenindo contra uma deficiência de zinco, o que poderia acarretar em sérios distúrbios metabólicos para esta população.