Poéticas de invenção /

Um perfil sincro-diacrônico da poesia de vanguarda no Nordeste Brasileiro, tendo como referência o Rio Grande do Norte, constituiu o objetivo da presente pesquisa. Como objeto desta dissertação as poéticas de vanguarda serão encaradas como “Poesia de Invenção”, aquela que estabelece uma diferenciaçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Guedes, José Medeiros Pereira., Silva, Francisco Ivan da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/75228
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Um perfil sincro-diacrônico da poesia de vanguarda no Nordeste Brasileiro, tendo como referência o Rio Grande do Norte, constituiu o objetivo da presente pesquisa. Como objeto desta dissertação as poéticas de vanguarda serão encaradas como “Poesia de Invenção”, aquela que estabelece uma diferenciação do código vigente para determinado momento histórico, transcende os limites estéticos de um código já estabelecido, propondo uma revolução nos padrões estáticos e/ou ideológicos pré-dominantes. A análise histórico/conceitual do objeto de estudo – o perfil estabelecido – mostrou que durante a sua trajetória esta produtividade poética estabeleceu uma diferenciação dos padrões estéticos/estáticos promovendo a universalização desta poética em curso, além dos convencionalismos, internacionalmente. Enfim, pode-se constatar que esta produção extrapolou e/ou extrapola os limites folclóricos/provincianos, inova e amplia o nosso repertório, situando o Rio Grande do Norte não como província intelectualmente estanque de uma região pobre, o Nordeste, mas como território cultural reconhecido universalmente dentro de um parâmetros internacional.