Vulnerabilidade social e as condições educacionais da juventude na RMNatal /
O presente trabalho tem como objeto de estudo o analfabetismo juvenil na Região Metropolitana de Natal. Parte-se da idéia de que a condição de desapropriação do código escrito e falado (analfabetismo) ou uma reduzida quantidade em anos de estudo (analfabetismo funcional) potencializa a condição de v...
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O presente trabalho tem como objeto de estudo o analfabetismo juvenil na Região Metropolitana de Natal. Parte-se da idéia de que a condição de desapropriação do código escrito e falado (analfabetismo) ou uma reduzida quantidade em anos de estudo (analfabetismo funcional) potencializa a condição de vulnerabilidade social de jovens urbanos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo averiguar a situação de vulnerabilidade social, presente nos extratos de jovens analfabetos, tendo como recorte da idade, a população de 15 a 24 anos. Para a realização da pesquisa, optou-se por um caminho metodológico. Primeiramente elegeu-se os conceitos elementares e norteadores do estudo. Foram escolhidos os conceitos de vulnerabilidade social, analfabetismo e juventude. De uma leitura referenciada destes conceitos surgiu o primeiro capítulo da monografia. Em seguida, visando identificar a área de estudo foi à educação. O momento seguinte foi a da pesquisa quantitativa. Para tanto, foram utilizados dados relacionados à educação, renda e trabalho do Censo 2000 para a construção dos indicadores de vulnerabilidade social. No tratamento estatístico utilizou-se o SPSS (Scientific Program Statisc Social). Na elaboração dos mapas temáticos foi usado o SIG-SPRING/ INPE. Na pesquisa qualitativa foram realizadas entrevistas com jovens alunos, em turmas do Programa Brasil Alfabetizados no sentido de verificar razões e perspectivas dos jovens em frenquentarem um programa de alfabetização de adultos. Dentre os resultados, pudemos concluir que o jovem da RMN vivencia uma condição de vulnerabilidade social que é impulsionada pelo analfabetismo, e pela baixa qualificação profissional. |
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