Política habitacional e expansão urbana da Zona Norte de Natal/RN /

Essa dissertação analisa a política e a expansão urbana da Zona Norte de Natal/RN, mo período compreendido entre 1970, quando a área ainda se configurava como espaço rural até os dias atuais. O estudo da política habitacional brasileira foi necessário para compreender as transformações ocorridas nes...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Irilene Oliveira da., Gomes, Rita de Cássia da Conceição., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/74410
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Essa dissertação analisa a política e a expansão urbana da Zona Norte de Natal/RN, mo período compreendido entre 1970, quando a área ainda se configurava como espaço rural até os dias atuais. O estudo da política habitacional brasileira foi necessário para compreender as transformações ocorridas nesse espaço em decorrência da implantação de diversos conjuntos habitacionais, os quais visavam atender à população de baixa renda. E ainda, entender como os diversos fatores agentes sociais presentes no processo de expansão da área se articulam com a finalidade de produzir e reproduzir o espaço como meio de sobrevivência e de acumulação. Privilegiou-se explicar os objetivos estabelecidos na construção de moradia pelo poder público a partir da criação do Sistema Financeiro de Habitação e o Banco Nacional de Habitação que ora visava atenuar o déficit habitacional, ora funcionava como meio de aquecer a economia do país. Tais objetivos contribuíram para excluir a população carente do acesso à moradia, tendo como conseqüência a proliferação da construção de habitações pelo próprio trabalhador em loteamentos legais e ilegais. Assim sendo, a referida área se expande pela presença pela presença dos conjuntos habitacionais e da autoconstrução em loteamentos, se configurado hoje como um espaço urbano.#$&Abstract: