Variação inter e intra-individual do consumo de nutrientes de dietas de crianças com constipação intestinal /

A constipação intestinal crônica constitui um problema comum no grupo etário pediátrico. Os estudos sobre a prevalência de constipação intestinal envolvem casuísticas variadas em origem, faixa etária e critério diagnóstico, dificultando sua comparação. Porém, a partir destes fatores se observou elev...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo Júnior, Francisco Chagas de., Medeiros, Marcos Eugênio Cure de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/72800
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A constipação intestinal crônica constitui um problema comum no grupo etário pediátrico. Os estudos sobre a prevalência de constipação intestinal envolvem casuísticas variadas em origem, faixa etária e critério diagnóstico, dificultando sua comparação. Porém, a partir destes fatores se observou elevada taxa na população pediátrica, o que demonstra a importância do problema em nosso país. Por esse motivo, além dos altos custos muitas vezes dispensados ao seu tratamento, a constipação intestinal vem sendo considerada um problema de saúde pública. Pelo método de Análise de Variância verificamos a variação inter e intra-individual do consumo de nutrientes de dietas de crianças com constipação intestinal bem como calculamos o número de dias necessário para que a verdadeira quantidade de nutrientes seja ingerida pelas crianças. E para garantir a eficiência da Análise de Variância foi verificado se o experimento foi bem casualizado e que os erros são variáveis aleatórias independentes com distribuição normal de média zero e variância constante. Observamos finalmente que é necessário vários dias para se caracterizar a longo prazo uma ingestão de nutrientes razoavelmente balanceado.