Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /

Resumo: A partir das demandas sociais implicadas na experiência educativa atual desenvolvemos um estudo com intuito de responder em que medidas eles contribuem na formação do vínculo social na atualidade. Tal estudo foi realizado considerando, primeiramente, algumas abordagens ao vínculo na atualida...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Freitas, Levi Carvalho de., Takeuti, Norma Missae., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/72740
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-51284
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Sociologia da cultura -
Dissertação.
Vínculo social -
Dissertação.
Dádiva simbólica -
Dissertação.
Dívida simbólica -
Dissertação.
Sociologia educacional -
Dissertação.
Cultura e representações -
Dissertação.
spellingShingle Sociologia da cultura -
Dissertação.
Vínculo social -
Dissertação.
Dádiva simbólica -
Dissertação.
Dívida simbólica -
Dissertação.
Sociologia educacional -
Dissertação.
Cultura e representações -
Dissertação.
Freitas, Levi Carvalho de.
Takeuti, Norma Missae.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /
description Resumo: A partir das demandas sociais implicadas na experiência educativa atual desenvolvemos um estudo com intuito de responder em que medidas eles contribuem na formação do vínculo social na atualidade. Tal estudo foi realizado considerando, primeiramente, algumas abordagens ao vínculo na atualidade, que, em sua diversidade, ressaltam a sua transitoriedade, fragmentação e esmaecimento, como também seu apoio em suportes sociais, mais ou menos, estáveis, mas que fornecem uma garantia relativa para os sujeitos sociais em sua existência. Elemento, particularmente importante em parte das abordagens, é a participação do dinheiro e do consumo na formação do vínculo social associado ás demandas educativas, um conjunto de relatos de experiência como aprender. O estudo dessas experiências, relativas à trajetória educativa da família ao cursinho pré-vestibular, este voltado, por um lado, para reconhecer impasses subjetivos colocados pela formatação da educação, em especial, quando vinculada às demandas de mercado; por outro, diante disso, esteve voltado para refletir sobre o(s) modo(s) como jovens respondem a essas demandas que, via de regra, os lançariam em uma antecipação sobre seu devir, que não permitiria uma apropriação singular dos saberes implicados na transmissão. O tratamento dos elementos extraídos desses relatos foi realizado com subsídios oferecidos, por um lado, por estudos vinculados a Psicanálise, discutindo a noção de dívida simbólica, associado à relação do sujeito com a cultura, particularmente, o sujeito e a educação; por outro, a partir de elementos subtraídos de estudos sobre a dádiva simbólica. Do estudo teórico desenvolvido e da análise das entrevistas depreendemos: 1) a afirmação da consistência do vínculo em detrimento de perspectivas teóricas que afirmam sua falência; 2) a participação da dádiva na criação do vínculo social na atualidade; 3) a participação do dinheiro na formação do#$&vínculo; 4) a afirmação do cursinho enquanto representante/responsável do/pelo passe de dívidas implicadas na educação, e 5) um posicionamento dos sujeitos entrevistados e relação às demandas sociais implicadas na educação que revelam uma relativa diferenciação e separação, de forma a responderem a elas como demandas de um outro - o mercado.#$&Abstract: From the social demands implied in the current educative experience we developed a study trying to answer how they contribute in the formation of the social bond in the present time. Such study was carried through considering, first, some approaches to the bond in the present time, that, in its diversity, its transitoriety, fragmentation and fading, as also its support in social holders more or less steady but that give a relative guarantee to the social citizens in its existence. Element particularly important in some of the approaches is the participation of money and the consumption in the formation of the bond, and, amongst them, the perspective that individuals would be submitted to an inclusive undistinguishing of the capital. We developed, proposing to investigate the formation of the social bond 4 associate to the educative demands, a set of interviews with young people about their experiences with learning. The study of these experiences, related to the educative traiectory of the family to daily "cursinho prévestibular"1 intended, both to recognize subjective impasses placed by the formatting of the education, specially when tied with the market demands; and, based on this, it tried to reflect the way(s) young people answer to these demands that, usually, would launch them in an anticipation on their future, that would not allow a singular appropriation of knowledge implied in the transmission. The study of the extracted elements of these stories was carried through with subsidies offered both by Psychoanalysis studies, discussing the notion of symbolic debt, associated to the relation of the citizen with the culture, particularly, the citizen and the education; and from elements deducted from studies on the symbolic gift. From the developed theoretical study and the analysis of the interviews we infer: 1) the affirmation of the consistency of the bond in detriment of theoretical perspectives that affirm its fail;#$&2) the participation of the gift in the creation of the social bond in the present time; 3) the participation of the money in the formation of the bond; 4) the affirmation of cursinho while representative/ responsible of/for giving the debts implied in the education, and 5) a positioning of the citizens interviewed in relation to the social demands implied in the education that disclose to a relative differentiation and separation, as a way of answering them as demands of an "other" - the market. Key words: Social bond. Symbolic gift. Symbolic debt. Cursinho prévestibular.
format Dissertação
author Freitas, Levi Carvalho de.
Takeuti, Norma Missae.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Freitas, Levi Carvalho de.
Takeuti, Norma Missae.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Freitas, Levi Carvalho de.
title Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /
title_short Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /
title_full Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /
title_fullStr Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /
title_full_unstemmed Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /
title_sort laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/72740
work_keys_str_mv AT freitaslevicarvalhode lacosocialentredadivaedividasimbolicasexperienciascomoaprenderesuascontribuicoesparaaformacaodovinculosocialnaatualidade
AT takeutinormamissae lacosocialentredadivaedividasimbolicasexperienciascomoaprenderesuascontribuicoesparaaformacaodovinculosocialnaatualidade
AT universidadefederaldoriograndedonorte lacosocialentredadivaedividasimbolicasexperienciascomoaprenderesuascontribuicoesparaaformacaodovinculosocialnaatualidade
_version_ 1766853200417128448
spelling oai:localhost:123456789-512842022-11-30T01:00:10Z Laço social entre dádiva e dívida simbólicas : experiências com o aprender e suas contribuições para a formação do vínculo social na atualidade / Freitas, Levi Carvalho de. Takeuti, Norma Missae. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sociologia da cultura - Dissertação. Vínculo social - Dissertação. Dádiva simbólica - Dissertação. Dívida simbólica - Dissertação. Sociologia educacional - Dissertação. Cultura e representações - Dissertação. Resumo: A partir das demandas sociais implicadas na experiência educativa atual desenvolvemos um estudo com intuito de responder em que medidas eles contribuem na formação do vínculo social na atualidade. Tal estudo foi realizado considerando, primeiramente, algumas abordagens ao vínculo na atualidade, que, em sua diversidade, ressaltam a sua transitoriedade, fragmentação e esmaecimento, como também seu apoio em suportes sociais, mais ou menos, estáveis, mas que fornecem uma garantia relativa para os sujeitos sociais em sua existência. Elemento, particularmente importante em parte das abordagens, é a participação do dinheiro e do consumo na formação do vínculo social associado ás demandas educativas, um conjunto de relatos de experiência como aprender. O estudo dessas experiências, relativas à trajetória educativa da família ao cursinho pré-vestibular, este voltado, por um lado, para reconhecer impasses subjetivos colocados pela formatação da educação, em especial, quando vinculada às demandas de mercado; por outro, diante disso, esteve voltado para refletir sobre o(s) modo(s) como jovens respondem a essas demandas que, via de regra, os lançariam em uma antecipação sobre seu devir, que não permitiria uma apropriação singular dos saberes implicados na transmissão. O tratamento dos elementos extraídos desses relatos foi realizado com subsídios oferecidos, por um lado, por estudos vinculados a Psicanálise, discutindo a noção de dívida simbólica, associado à relação do sujeito com a cultura, particularmente, o sujeito e a educação; por outro, a partir de elementos subtraídos de estudos sobre a dádiva simbólica. Do estudo teórico desenvolvido e da análise das entrevistas depreendemos: 1) a afirmação da consistência do vínculo em detrimento de perspectivas teóricas que afirmam sua falência; 2) a participação da dádiva na criação do vínculo social na atualidade; 3) a participação do dinheiro na formação do#$&vínculo; 4) a afirmação do cursinho enquanto representante/responsável do/pelo passe de dívidas implicadas na educação, e 5) um posicionamento dos sujeitos entrevistados e relação às demandas sociais implicadas na educação que revelam uma relativa diferenciação e separação, de forma a responderem a elas como demandas de um outro - o mercado.#$&Abstract: From the social demands implied in the current educative experience we developed a study trying to answer how they contribute in the formation of the social bond in the present time. Such study was carried through considering, first, some approaches to the bond in the present time, that, in its diversity, its transitoriety, fragmentation and fading, as also its support in social holders more or less steady but that give a relative guarantee to the social citizens in its existence. Element particularly important in some of the approaches is the participation of money and the consumption in the formation of the bond, and, amongst them, the perspective that individuals would be submitted to an inclusive undistinguishing of the capital. We developed, proposing to investigate the formation of the social bond 4 associate to the educative demands, a set of interviews with young people about their experiences with learning. The study of these experiences, related to the educative traiectory of the family to daily "cursinho prévestibular"1 intended, both to recognize subjective impasses placed by the formatting of the education, specially when tied with the market demands; and, based on this, it tried to reflect the way(s) young people answer to these demands that, usually, would launch them in an anticipation on their future, that would not allow a singular appropriation of knowledge implied in the transmission. The study of the extracted elements of these stories was carried through with subsidies offered both by Psychoanalysis studies, discussing the notion of symbolic debt, associated to the relation of the citizen with the culture, particularly, the citizen and the education; and from elements deducted from studies on the symbolic gift. From the developed theoretical study and the analysis of the interviews we infer: 1) the affirmation of the consistency of the bond in detriment of theoretical perspectives that affirm its fail;#$&2) the participation of the gift in the creation of the social bond in the present time; 3) the participation of the money in the formation of the bond; 4) the affirmation of cursinho while representative/ responsible of/for giving the debts implied in the education, and 5) a positioning of the citizens interviewed in relation to the social demands implied in the education that disclose to a relative differentiation and separation, as a way of answering them as demands of an "other" - the market. Key words: Social bond. Symbolic gift. Symbolic debt. Cursinho prévestibular. 1 2022-10-05T13:43:13Z 2022-10-05T13:43:13Z 2005. Dissertação 316 F866l DISSERT 72740 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/72740 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/72740