Uma interface de usuário para o módulo de videoconferência do Sistema InfraVida /

A reunião entre profissionais da medicina é de fundamental importância na emissão de laudos de exames e diagnósticos de doenças graves. Contudo, nem sempre é viável reunir todos os participantes em um mesmo espaço físico. Uma solução para este problema é a utilização de um sistema de videoconferênci...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Duarte, Daniel Carvalho Sodré., Souza Filho, Guido Lemos de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Relatório Acadêmico
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/72185
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Descrição
Resumo:A reunião entre profissionais da medicina é de fundamental importância na emissão de laudos de exames e diagnósticos de doenças graves. Contudo, nem sempre é viável reunir todos os participantes em um mesmo espaço físico. Uma solução para este problema é a utilização de um sistema de videoconferência que permita que vários médicos possam se comunicar através de fluxos de imagens e som, e que permita ainda que estes possam observar exames, provenientes de um banco de dados, e fazer anotações sobre estes de forma colaborativa. Este é um dos propósitos do sistema Infravida. Um dos grandes desafios para obter êxito no desenvolvimento deste sistema é o projeto da interface de usuário. Na visão dos usuários a interface é o próprio sistema. Nesse sentido, este trabalho visa o desenvolvimento e implementação de um protótipo de uma interface de usuário para o módulo de videoconferência do sistema InfraVida. Através desse estudo foi possível perceber que esta interface deve ser suficientemente robusta para oferecer ao usuário o suporte necessário às operações de videoconferência, como permitir que este observe vários participantes da conferência, além prover suporte para que os dados do caso em discussão sejam analisados pelo grupo. Além disso, deve-se observar também que a interface deve ser o mais simples possível de modo a permitir que os usuários dessas façam pleno uso de suas funcionalidades, uma vez que estes muitas vezes não possuem conhecimento específico sobre sistemas de videoconferência.