Comunicação entre agentes inteligentes /

Numa sociedade de agentes artificiais, um dos aspectos mais importantes é a capacidade dos agentes cooperarem na solução de um problema comum, no entanto, tal cooperação necessita de comunicação. A comunicação é um dos gargalos encontrados na implementação de sociedades de agentes artificiais, como...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tavares, João Manuel de Sousa Baptista., Gottgtroy, Márcia de Paiva Bastos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Relatório Acadêmico
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/71686
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Numa sociedade de agentes artificiais, um dos aspectos mais importantes é a capacidade dos agentes cooperarem na solução de um problema comum, no entanto, tal cooperação necessita de comunicação. A comunicação é um dos gargalos encontrados na implementação de sociedades de agentes artificiais, como os de software, e para que ocorra a comunicação entre os agentes é preciso estabelecer uma linguagem de comunicação entre eles que obedeça algumas exigências. Esta monografia apresenta os princípios que regem a comunicação entre agentes inteligentes apresentando as diversas abordagens e pesquisas nessa área. Focaremos, primeiramente, o processo genérico de comunicação e a teoria de atos de fala na qual se baseia a interação entre agentes, na maioria das aplicações e pesquisas desenvolvidas até então. Analisaremos também, as Linguagens de Comunicação entre Agentes (LCA) mais divulgadas atualmente.