Soluções evolucionárias para o problema da cogeração de energia /

Cogeração é a produção seqüencial de duas ou mais formas úteis de energia a partir de uma única fonte energética, que pode ser algum derivado de petróleo, gás natural ou biomassa. Pode-se empregar cogeração em plantas de capacidades diversas, abrangendo os vários setores de mercado. Em alguns comérc...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros Neto, Francisco Dantas de., Leite, Jair Cavalcanti., Goldbarg, Marco Cesar., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/70827
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Cogeração é a produção seqüencial de duas ou mais formas úteis de energia a partir de uma única fonte energética, que pode ser algum derivado de petróleo, gás natural ou biomassa. Pode-se empregar cogeração em plantas de capacidades diversas, abrangendo os vários setores de mercado. Em alguns comércios e na indústria, de um modo geral, por ser uma grande consumidora de energia tanto na forma de calor como na forma mecânica, a cogeração tem enorme espaço a ocupar, tanto para a redução do consumo de energia, reduzindo custos, como para atender às políticas do Governo ou para utilizar tarifas de energia elétrica mais baixas. Aqui, no Brasil, dois fatores indicam expectativas para um rápido crescimento da utilização de sistemas de cogeração. O primeiro deles é o reaquecimento de mercado, com o conseqüente crescimento industrial, que vai requerer rápida ampliação da oferta energética; o segundo é a meta estabelecida pelo governo brasileiro para o aumento da participação do gás natural na matriz energética nacional, passando dos atuais 2,5% para cerca de 8% até 2005. O problema objeto do presente trabalho será o da cogeração de energia com contribuição da tecnologia de gás. Esse problema consiste em realizar análises técnico-econômicas e obter a configuração mais adequada a certa organização, a partir de suas necessidades energéticas. Trata-se de um problema de grande impacto econômico e de difícil solução computacional. O trabalho pretende solucionar esse problema através de um algoritmo evolucionário, disponibilizando uma solução aproximativa.