Otimização da frota de veículos na distribuição de gás /

O problema proposto neste trabalho, chamado de otimização da frota de veículos na distribuição de gás, consiste de, dado um número de clientes com uma certa demanda de gás em um certo período de tempo, determinar a melhor configuração de veículos e suas rotas correspondentes para a distribuição de g...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Carlos Magno Reinert da Rocha., Leite, Jair Cavalcanti., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/70573
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O problema proposto neste trabalho, chamado de otimização da frota de veículos na distribuição de gás, consiste de, dado um número de clientes com uma certa demanda de gás em um certo período de tempo, determinar a melhor configuração de veículos e suas rotas correspondentes para a distribuição de gás, de uma maneira que seja otimizada, economicamente, a função objetivo definida. A função objetivo pode ser direcionada para: minimizar custos operacionais, maximizar o conforto dos clientes, minimizar o tempo de espera ou minimizar o armazenamento de gás dos clientes. O problema de encontrar uma política ótima para suprir a demanda da rede de clientes depende da formulação e da análise de um imenso número de prováveis configurações e políticas - um clássico problema NP-Árduo da Otimização Combinatória. Este trabalho apresenta a aplicação de um algoritmo genético e um algoritm transgenético para resolver o problema descrito e mostrar os resultados computacionais com instâncias da literatura.