Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /

O presente trabalho desenvolveu algoritmos utilizando a abordagem transgenética, e realizou comparações com outras abordagens, para a determinação da configuração ótima para um sistema de roteamento de veículos para distribuição de gás em tuble bundles em configurações com múltiplos depósitos e frot...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Azevedo, Thiago Leiros de., Goldbarg, Marco Cesar., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/70504
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-49611
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-496112022-11-30T00:30:41Z Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos / Azevedo, Thiago Leiros de. Goldbarg, Marco Cesar. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Algoritmos - Monografia. Ciência da Computação - Monografia. Roteamento de veículos - Monografia. Problema do caixeiro viajante - Monografia. O presente trabalho desenvolveu algoritmos utilizando a abordagem transgenética, e realizou comparações com outras abordagens, para a determinação da configuração ótima para um sistema de roteamento de veículos para distribuição de gás em tuble bundles em configurações com múltiplos depósitos e frota de veículos heterogênea. O problema consiste em programar a operação de uma certa frota de veículos de modo que a demanda seja atendida dentro do horizonte de tempo previsto, minimizando-se os custos operacionais da frota. Os veículos possuem custos e capacidades de transporte distintas. As configurações de roteamento foram representadas utilizando o modelo de grafos, pois facilita a descrição e apresentação do problema bem como a representação dos seus vários elementos. Soluções exatas para esse tipo de problema são muito difícies de serem alcançadas devido ao alto grau de combinações possíveis de seus parâmetros. A transgenética se destaca neste tipo de problema porque possibilita a inclusão, o processamento e a melhoria de informações de boa qualidade sobre o problema que podem ser obtidas a partir de outras abordagens. Os resultados indicam um melhor desempenho dessa abordagem na maioria das vezes. Esse algoritmo fará parte um software para examinar cenários reais existentes no estado do Rio Grande do Norte. 1 2022-10-05T13:29:31Z 2022-10-05T13:29:31Z 2003. Monografia UFRN 004.421 A994o MONOG 70504 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/70504 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/70504
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Algoritmos -
Monografia.
Ciência da Computação -
Monografia.
Roteamento de veículos -
Monografia.
Problema do caixeiro viajante -
Monografia.
spellingShingle Algoritmos -
Monografia.
Ciência da Computação -
Monografia.
Roteamento de veículos -
Monografia.
Problema do caixeiro viajante -
Monografia.
Azevedo, Thiago Leiros de.
Goldbarg, Marco Cesar.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /
description O presente trabalho desenvolveu algoritmos utilizando a abordagem transgenética, e realizou comparações com outras abordagens, para a determinação da configuração ótima para um sistema de roteamento de veículos para distribuição de gás em tuble bundles em configurações com múltiplos depósitos e frota de veículos heterogênea. O problema consiste em programar a operação de uma certa frota de veículos de modo que a demanda seja atendida dentro do horizonte de tempo previsto, minimizando-se os custos operacionais da frota. Os veículos possuem custos e capacidades de transporte distintas. As configurações de roteamento foram representadas utilizando o modelo de grafos, pois facilita a descrição e apresentação do problema bem como a representação dos seus vários elementos. Soluções exatas para esse tipo de problema são muito difícies de serem alcançadas devido ao alto grau de combinações possíveis de seus parâmetros. A transgenética se destaca neste tipo de problema porque possibilita a inclusão, o processamento e a melhoria de informações de boa qualidade sobre o problema que podem ser obtidas a partir de outras abordagens. Os resultados indicam um melhor desempenho dessa abordagem na maioria das vezes. Esse algoritmo fará parte um software para examinar cenários reais existentes no estado do Rio Grande do Norte.
format Monografia UFRN
author Azevedo, Thiago Leiros de.
Goldbarg, Marco Cesar.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Azevedo, Thiago Leiros de.
Goldbarg, Marco Cesar.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Azevedo, Thiago Leiros de.
title Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /
title_short Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /
title_full Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /
title_fullStr Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /
title_full_unstemmed Otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /
title_sort otimização do roteamento de veículos heterogêneos aplicado à distribuição de gás em um contexto com múltiplos depósitos /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/70504
work_keys_str_mv AT azevedothiagoleirosde otimizacaodoroteamentodeveiculosheterogeneosaplicadoadistribuicaodegasemumcontextocommultiplosdepositos
AT goldbargmarcocesar otimizacaodoroteamentodeveiculosheterogeneosaplicadoadistribuicaodegasemumcontextocommultiplosdepositos
AT universidadefederaldoriograndedonorte otimizacaodoroteamentodeveiculosheterogeneosaplicadoadistribuicaodegasemumcontextocommultiplosdepositos
_version_ 1766850123986370560