Dos artesãos da voz à performance da escritura dos contos de Perrault /
O presente trabalho aborda os Contos de Perrault publicados no Brasil no final do século XX. Trata-se da análise de três dentre esses contos de uma coletânea publicada pela primeira vez no final do século XVII, na França. Sob a perspectiva literária e apoiada na teoria da performance definida por Pa...
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oai:localhost:123456789-491442022-11-30T00:22:35Z Dos artesãos da voz à performance da escritura dos contos de Perrault / Medeiros, Mácio Alves de. Charlon, Maria de Lourdes Patrini. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Perrault, Charles - Literatura comparada - Dissertação. Escritura - Dissertação. Oralidade - Dissertação. Performance - Dissertação. Perrault, Charles. Littérature comparée. Écriture. Oralité. Performance. O presente trabalho aborda os Contos de Perrault publicados no Brasil no final do século XX. Trata-se da análise de três dentre esses contos de uma coletânea publicada pela primeira vez no final do século XVII, na França. Sob a perspectiva literária e apoiada na teoria da performance definida por Paul Zumthor, foram analisados nessas histórias os elementos indicadores de uma oralidade submersa na escritura. O conforto direto com esses contos maravilhosos foi auxiliado também pela estética da recepção, fator importante para comprovação e a interpretação dos contos nascidos a tradição popular e que se mantiveram, na passagem para a escritura, características indetitárias a uma prática social difundida pelos artesãos de voz ou "portadores da palavra". Estes contadores de histórias continuam a manter, como o conto, laços íntimos com os ouvintes e os leitores através de um savoir-faire presente na obra que se edifica pela voz e pela escrita.#$&Resumé: 1 2022-10-05T13:25:33Z 2022-10-05T13:25:33Z 2005. Dissertação 82.091 M488d DISSERT 69921 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/69921 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/69921 |
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O presente trabalho aborda os Contos de Perrault publicados no Brasil no final do século XX. Trata-se da análise de três dentre esses contos de uma coletânea publicada pela primeira vez no final do século XVII, na França. Sob a perspectiva literária e apoiada na teoria da performance definida por Paul Zumthor, foram analisados nessas histórias os elementos indicadores de uma oralidade submersa na escritura. O conforto direto com esses contos maravilhosos foi auxiliado também pela estética da recepção, fator importante para comprovação e a interpretação dos contos nascidos a tradição popular e que se mantiveram, na passagem para a escritura, características indetitárias a uma prática social difundida pelos artesãos de voz ou "portadores da palavra". Estes contadores de histórias continuam a manter, como o conto, laços íntimos com os ouvintes e os leitores através de um savoir-faire presente na obra que se edifica pela voz e pela escrita.#$&Resumé: |
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