Dos artesãos da voz à performance da escritura dos contos de Perrault /

O presente trabalho aborda os Contos de Perrault publicados no Brasil no final do século XX. Trata-se da análise de três dentre esses contos de uma coletânea publicada pela primeira vez no final do século XVII, na França. Sob a perspectiva literária e apoiada na teoria da performance definida por Pa...

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Auteurs principaux: Medeiros, Mácio Alves de., Charlon, Maria de Lourdes Patrini., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Format: Dissertação
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Résumé:O presente trabalho aborda os Contos de Perrault publicados no Brasil no final do século XX. Trata-se da análise de três dentre esses contos de uma coletânea publicada pela primeira vez no final do século XVII, na França. Sob a perspectiva literária e apoiada na teoria da performance definida por Paul Zumthor, foram analisados nessas histórias os elementos indicadores de uma oralidade submersa na escritura. O conforto direto com esses contos maravilhosos foi auxiliado também pela estética da recepção, fator importante para comprovação e a interpretação dos contos nascidos a tradição popular e que se mantiveram, na passagem para a escritura, características indetitárias a uma prática social difundida pelos artesãos de voz ou "portadores da palavra". Estes contadores de histórias continuam a manter, como o conto, laços íntimos com os ouvintes e os leitores através de um savoir-faire presente na obra que se edifica pela voz e pela escrita.#$&Resumé: