Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/

Resumo: O presente estudo analisa a relação entre a otimização dos recursos de marketing e seu efeito no desempenho de estabelecimentos hoteleiros da Região Nordeste do Brasil. Para se calcular a otimização destes recursos, foram utilizadas as metodologias propostas por Blattberg e Deighton (1996) e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto., Alexandre, Maruo Lemuel., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/64684
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-45401
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Administração -
Dissertação.
Otimização de recursos -
Dissertação.
Desempenho de marketing -
Dissertação.
Satisfação do cliente -
Dissertação.
Administration.
Resources optimazation.
Marketing performance.
Customer satisfaction.
spellingShingle Administração -
Dissertação.
Otimização de recursos -
Dissertação.
Desempenho de marketing -
Dissertação.
Satisfação do cliente -
Dissertação.
Administration.
Resources optimazation.
Marketing performance.
Customer satisfaction.
Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto.
Alexandre, Maruo Lemuel.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/
description Resumo: O presente estudo analisa a relação entre a otimização dos recursos de marketing e seu efeito no desempenho de estabelecimentos hoteleiros da Região Nordeste do Brasil. Para se calcular a otimização destes recursos, foram utilizadas as metodologias propostas por Blattberg e Deighton (1996) e Berger e Bechwati (2001). Como indicadores de desempenho foram usados a taxa de ocupação e o lucro operacional. Também foi analisada a evolução do valor do cliente, a evolução do rendimento do valor do cliente, a evolução da diferença (gap) entre o valor do cliente ótimo e o atual, a correlação entre o gap e o lucro operacional e a correlação entre o gap e a taxa de ocupação. O tipo da pesquisa é exploratório-descritivo, onde seu universo limita-se às cidades de Fortaleza, Natal e João Pessoa, abrangendo hotéis que tenham realizado atividades turísticas entre 2001 e 2003. A amostra é não-probabilística por conveniência, cujos critérios de escolha são o interesse e a disponibilidade da gerência dos hotéis em participar do estudo. Ainda sobre os critérios de seleção da amostra, o estudo investigou hotéis cuja categoria fosse equivalente ou maior à de um hotel 4 (quatro) estrelas, independente se o mesmo pertencesse a uma rede hoteleira ou não. Foram escolhidos 6 (seis) hotéis cuja distribuição foi de 3 (três) em Natal, 2 (dois) em João Pessoa e 1 (um) em Fortaleza. O tratamento dos dados foi através da análise de séries temporais e pelo coeficiente de correlação de Pearson. O estudo mostra que, ao longo desses anos, a maioria dos hotéis apresentou crescimento no seu valor do cliente. Em relação ao rendimento do valor do cliente, a maioria também apresentou crescimento neste quesito. Sobre a evolução do gap, constata-se uma#$&diminuição na diferença entre o valor do cliente atual e o ideal na maioria dos hotéis. Com base nessas três questões, percebe-se uma atenção por parte dos gestores hoteleiros em melhorar seus indicadores de relacionamento com o cliente. O estudo sugere, portanto, que, sobre a correlação entre o gap e o lucro operacional, a maioria apresenta uma correlação forte negativa, o que indica que saber otimizar os recursos de marketing influencia diretamente no desempenho do lucro dos hotéis. Além disso, quanto à correlação entre o gap e a taxa de ocupação, é forte em cinco dos hotéis pesquisados, sugerindo haver um vínculo sólido entre a otimização dos recursos de marketing e o desempenho mercado lógico. Ainda sobre este quesito, a pesquisa identifica que três hotéis apresentam correlações positivas, onde a hipótese de otimização pressupõe correlações negativas, como aconteceu em dois casos. A partir disso, entende-se como necessárias novas investigações, no sentido de procurar quais outros fatores interferem no desempenho mercado lógico específico de hotéis.#$&Abstract: The present study analyzes the relation between optimization of the marketing resources and its effect in the host's establishment's performance of the Northeast Brazil's Region. To calculate the optimization of these resources, they were used the proposed methodologies by Blattberg and Deighton (1996) and Berger and Bechwati (2001). As performance indicators were used the occupation rate and the operational profit. It also was analyzed the evolution of the customer equity, the evolution of the revenue of the customer equity, the evolution of the difference (gap) between client's optimum value and the current, the correlation between gap and the operational profit and the correlation between gap and the occupation rate. The kind of the research is exploratory-descriptive, where its universe it limits to the cities of Fortaleza, Natal and João Pessoa, embracing hotels that have accomplished tourist activities among 2001 and 2003. The sample is not-probabilistic by convenience, whose choice criteria are the interest and the availability of the management of the hotels in participate in the study. Still about the selection criteria of the sample, the study investigated hotels whose category was equivalent or larger to a hotel 4 (four) stars, independent whether the same belonged to a host chain ar not. They were chosen 6 (six) hotels whose distribution belonged to 3 (three) at Natal, 2 (two) in João Pessoa and 1 (one) in Fortaleza. The treatment ofthe data was through the analysis of temporal series and by the Pearson' s coefficient correlation. The study shows that, to the long these years, most hotels presented growth in its customer equity. Regarding the revenue of the customer equity, most also presented growth in this inquiry. About the evolution of gap, it verifies a#$&decrease in the difference between client's current value and the ideal in the majority of the hotels. With base in this three questions, it realizes an attention by the hosts managers in improve their relationship indicators with the client. The study suggests, therefore, which, about the correlation between gap and the operational profit, most presents a negative strong correlation, what it indicates that know how to optimize the marketing resources influences directly in the performance of the profit of the hotels. Moreover, regarding the correlation between gap and the occupation rate, is strong in five of the searched hotels, suggesting a solid link between optimization of the marketing resources and its marketing performance. Still about this inquiry, the research identifies that three hotels present positive correlations, where the optimization hypothesis presupposes negative correlations, as happened in two cases. To leave of this, it understands how new necessary investigations, in the meaning of searching which ones other factors interfere in the marketing performance specific of hotels.
format Dissertação
author Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto.
Alexandre, Maruo Lemuel.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto.
Alexandre, Maruo Lemuel.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto.
title Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/
title_short Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/
title_full Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/
title_fullStr Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/
title_full_unstemmed Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/
title_sort otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no nordeste brasileiro/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/64684
work_keys_str_mv AT oliveiraabdinardomoreirabarreto otimizacaoderecursosdemarketingnodesempenhodeempresashoteleirasumestudononordestebrasileiro
AT alexandremaruolemuel otimizacaoderecursosdemarketingnodesempenhodeempresashoteleirasumestudononordestebrasileiro
AT universidadefederaldoriograndedonorte otimizacaoderecursosdemarketingnodesempenhodeempresashoteleirasumestudononordestebrasileiro
_version_ 1766836140129648640
spelling oai:localhost:123456789-454012022-11-29T23:16:49Z Otimização de recursos de marketing no desempenho de empresas hoteleiras: um estudo no Nordeste brasileiro/ Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto. Alexandre, Maruo Lemuel. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Administração - Dissertação. Otimização de recursos - Dissertação. Desempenho de marketing - Dissertação. Satisfação do cliente - Dissertação. Administration. Resources optimazation. Marketing performance. Customer satisfaction. Resumo: O presente estudo analisa a relação entre a otimização dos recursos de marketing e seu efeito no desempenho de estabelecimentos hoteleiros da Região Nordeste do Brasil. Para se calcular a otimização destes recursos, foram utilizadas as metodologias propostas por Blattberg e Deighton (1996) e Berger e Bechwati (2001). Como indicadores de desempenho foram usados a taxa de ocupação e o lucro operacional. Também foi analisada a evolução do valor do cliente, a evolução do rendimento do valor do cliente, a evolução da diferença (gap) entre o valor do cliente ótimo e o atual, a correlação entre o gap e o lucro operacional e a correlação entre o gap e a taxa de ocupação. O tipo da pesquisa é exploratório-descritivo, onde seu universo limita-se às cidades de Fortaleza, Natal e João Pessoa, abrangendo hotéis que tenham realizado atividades turísticas entre 2001 e 2003. A amostra é não-probabilística por conveniência, cujos critérios de escolha são o interesse e a disponibilidade da gerência dos hotéis em participar do estudo. Ainda sobre os critérios de seleção da amostra, o estudo investigou hotéis cuja categoria fosse equivalente ou maior à de um hotel 4 (quatro) estrelas, independente se o mesmo pertencesse a uma rede hoteleira ou não. Foram escolhidos 6 (seis) hotéis cuja distribuição foi de 3 (três) em Natal, 2 (dois) em João Pessoa e 1 (um) em Fortaleza. O tratamento dos dados foi através da análise de séries temporais e pelo coeficiente de correlação de Pearson. O estudo mostra que, ao longo desses anos, a maioria dos hotéis apresentou crescimento no seu valor do cliente. Em relação ao rendimento do valor do cliente, a maioria também apresentou crescimento neste quesito. Sobre a evolução do gap, constata-se uma#$&diminuição na diferença entre o valor do cliente atual e o ideal na maioria dos hotéis. Com base nessas três questões, percebe-se uma atenção por parte dos gestores hoteleiros em melhorar seus indicadores de relacionamento com o cliente. O estudo sugere, portanto, que, sobre a correlação entre o gap e o lucro operacional, a maioria apresenta uma correlação forte negativa, o que indica que saber otimizar os recursos de marketing influencia diretamente no desempenho do lucro dos hotéis. Além disso, quanto à correlação entre o gap e a taxa de ocupação, é forte em cinco dos hotéis pesquisados, sugerindo haver um vínculo sólido entre a otimização dos recursos de marketing e o desempenho mercado lógico. Ainda sobre este quesito, a pesquisa identifica que três hotéis apresentam correlações positivas, onde a hipótese de otimização pressupõe correlações negativas, como aconteceu em dois casos. A partir disso, entende-se como necessárias novas investigações, no sentido de procurar quais outros fatores interferem no desempenho mercado lógico específico de hotéis.#$&Abstract: The present study analyzes the relation between optimization of the marketing resources and its effect in the host's establishment's performance of the Northeast Brazil's Region. To calculate the optimization of these resources, they were used the proposed methodologies by Blattberg and Deighton (1996) and Berger and Bechwati (2001). As performance indicators were used the occupation rate and the operational profit. It also was analyzed the evolution of the customer equity, the evolution of the revenue of the customer equity, the evolution of the difference (gap) between client's optimum value and the current, the correlation between gap and the operational profit and the correlation between gap and the occupation rate. The kind of the research is exploratory-descriptive, where its universe it limits to the cities of Fortaleza, Natal and João Pessoa, embracing hotels that have accomplished tourist activities among 2001 and 2003. The sample is not-probabilistic by convenience, whose choice criteria are the interest and the availability of the management of the hotels in participate in the study. Still about the selection criteria of the sample, the study investigated hotels whose category was equivalent or larger to a hotel 4 (four) stars, independent whether the same belonged to a host chain ar not. They were chosen 6 (six) hotels whose distribution belonged to 3 (three) at Natal, 2 (two) in João Pessoa and 1 (one) in Fortaleza. The treatment ofthe data was through the analysis of temporal series and by the Pearson' s coefficient correlation. The study shows that, to the long these years, most hotels presented growth in its customer equity. Regarding the revenue of the customer equity, most also presented growth in this inquiry. About the evolution of gap, it verifies a#$&decrease in the difference between client's current value and the ideal in the majority of the hotels. With base in this three questions, it realizes an attention by the hosts managers in improve their relationship indicators with the client. The study suggests, therefore, which, about the correlation between gap and the operational profit, most presents a negative strong correlation, what it indicates that know how to optimize the marketing resources influences directly in the performance of the profit of the hotels. Moreover, regarding the correlation between gap and the occupation rate, is strong in five of the searched hotels, suggesting a solid link between optimization of the marketing resources and its marketing performance. Still about this inquiry, the research identifies that three hotels present positive correlations, where the optimization hypothesis presupposes negative correlations, as happened in two cases. To leave of this, it understands how new necessary investigations, in the meaning of searching which ones other factors interfere in the marketing performance specific of hotels. 2 2022-10-05T12:55:01Z 2022-10-05T12:55:01Z 2005. Dissertação 658 O48o DISSERT 64684 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/64684 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/64684