O problema bin packing tridimensional em contêineres : usando interação com o usuário/

Resumo: Problemas de Corte e Empacotamento (Cut & Packing) tentam achar uma disposição ótima de unidades menores (itens ou bins) dentro de unidades maiores (objetos), satisfazendo um conjunto de restrições e otimizando uma determinada função. A abordagem proposta neste artigo tem como objetivo a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Liberalino, Carlos Heitor Pereira., Aloise, Dario José., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/64606
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Descrição
Resumo:Resumo: Problemas de Corte e Empacotamento (Cut & Packing) tentam achar uma disposição ótima de unidades menores (itens ou bins) dentro de unidades maiores (objetos), satisfazendo um conjunto de restrições e otimizando uma determinada função. A abordagem proposta neste artigo tem como objetivo apresentar uma heurística híbrida para o Problema Bin Packing 3D em Contêineres, que faz uso das bibliotecas gráficas Open-GL e Qt, e de uma interação homem-máquina chamada User Hints (Dicas de Usuário), onde o usuário, com sua percepção e raciocínio lógico, pode manualmente alterar o resultado fornecido pelo computador, em qualquer instante, para obter uma melhoria para a solução. Os resultados obtidos em 14 instâncias constataram uma melhoria de 2,34% comparada à heuristica utilizada, conhecida como "Heuristica de Suavização de Superficies Irregulares" (HSSI).#$&Abstract: Cut and Packing Problems try to find an optimum disposition of small units (itens or bins) inside bigger units (objects), satisfying a set of constraints and optimizing a certain function. The approach proposed in this article shows an hybrid heuristic to the 3D Bin Packing Problem in containers that make use of the OpenGL and Qt graphics libraries, and a human-machine interaction named User Hints, where the user, with your own perception and logic reasoning, can manually change the result given by the computer, at any moment, to obtain an improvement to the solution. The results obtained show an improvement of 2.34% compared with the used heuristic, known as Heurística dE Suavização de Supeifícíes Irregulares (Irregular Surfaces Extenuation's Heuristic), in 14 instances ofthe problem.