Pescadores e coletoras de Patané/Camocim : aspectos da adaptação humana aos manguezais do Rio Grande do Norte /
Este estudo foi desenvolvido no Estuário da lagoa Guaraíras em Patané/Camocim, no município de Ares, no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Objetiva compreender a importância do mangue para as populações que o tem como meio de sobrevivência, que deverá se revelar através do conhecimento que as co...
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Este estudo foi desenvolvido no Estuário da lagoa Guaraíras em Patané/Camocim, no município de Ares, no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Objetiva compreender a importância do mangue para as populações que o tem como meio de sobrevivência, que deverá se revelar através do conhecimento que as coletoras e pescadores têm deste ecossistema e de suas características. Partindo das categorias dos próprios informantes, utilizamos a observação direta do fenômeno complementada por entrevistas abertas. Utilizamos aqui, a abordagem etnocientífica para tratarmos, da identificação e categorização do lilius pelas mulheres e filhas dos pescadores-agricultores, que além de valorizá-lo como produto econômico, os tem como uma das fontes de proteína importante para a unidade familiar. Examinamos na prática, a hipótese dos estruturalistas de que a cultura é suficientemente padronizada e compartilhada, que basta um ou dois informantes como fontes de dados. Através deste estudo, pretendemos mostrar que o conhecimento tradicional tão negligenciado pela ciência moderna tem critérios e propriedades de classificação tão válidos quanto os já legitimados. As coletoras e pescadores estudados possuem um conhecimento detalhado sobre as fases lunares, marés e vento que interferem na coleta e na pesca estuarina. Encontramos critérios morfológicos, ecológicos, comportamentais e sensíveis, na classificação dos moluscos efetuada pelas coletoras das citadas comunidades. Embora o nosso não se trate de um estudo de uma população indígena, ainda é um caso de adaptação ao mesmo trópico americano, com a possibilidade de alguma continuidade cultural. O fato de muitas famílias afirmarem que seua avós vêm do Amazonas, mais especificamente de Belém do Pará, pode ser um indicativo de que há#$&mais de uma fonte de tradição indígena na localidade. Os dados aqui coligidos poderão fornecer subsídios para projetos de transferência de tecnologia ou para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, pois para isso é preciso conhecer não somente as potencialidades do ecossistema, mas também os valores e as tradições que modelam o processo decisório e as escolhas feitas pela comunidade. |
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