Avaliação da eficácia de um programa de "Escola de Coluna" para lombalgia crônica inespecífica/

Resumo: A "Escola de Coluna" tem como o objetivo a educação do paciente e vem sendo utilizada como forma de prevenção e tratamento das algias da coluna desde 1969, porém sua eficácia ainda é relatada na literatura de forma controversa. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um p...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Andrade, Sandra Cristina de., Vilar, Maria José Pereira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13422/1/AvaliacaoEfic%c3%a1ciaPrograma_Andrade_2005.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: A "Escola de Coluna" tem como o objetivo a educação do paciente e vem sendo utilizada como forma de prevenção e tratamento das algias da coluna desde 1969, porém sua eficácia ainda é relatada na literatura de forma controversa. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um programa de "Escola de Coluna" em pacientes com lombalgia crônica inespecífica, encaminhados por médicos reumatologistas e ortopedistas para o Setor de Fisioterapia da Clínica Escola da Universidade Potiguar (UnP) - Natal/RN, no período de maio de 2002 a dezembro de 2003. Setenta pacientes, com idade variando de 18 a 60 anos, foram randomizados em dois grupos: o grupo Experimental, com 34 pacientes, foi subdividido em grupos de 6 a 8 componentes, os quais participaram de um programa teórico-prático de "Escola de Coluna", composto de 4 aulas, uma vez por semana, com 60 minutos de duração; o grupo Controle, com 36 pacientes, ao qual foi explicado que ficaria em uma "lista de espera" por um período de quatro meses. Em ambos os grupos, foram realizadas três avaliações: basal, após 4 e 16 semanas,#$&por um observador independente e cego quanto ao grupo dos pacientes. Foram analisadas as seguintes variáveis: intensidade de dor, mensurada pela escala visual analógica (EVA) , incapacidade funcional, medida pelo questionário de incapacidade de Roland e Morris e a flexibilidade da coluna lombar, pelo índice de Schõber. Na análise estatística, foi utilizado a análise de variância ANOVA, o teste de comparações múltiplas de Newman-Keuls e o coeficiente de correlação de Pearson, sendo considerado um nível de significância p < 0,05. Treze pacientes (18,6 %) não completaram as avaliações, (5 do grupo Experimental e 8 do grupo Controle). Ao final, foram analisados 57 pacientes, (29 do grupo Experimental e 28 do grupo Controle), onde observou-se uma melhora estatisticamente significante apenas no#$&grupo Experimental, em relação às variáveis intensidade da dor (p = 0,0001), incapacidade funcional (p = 0,03) e flexibilidade da coluna lombar (p = 0,03). Foi observado neste grupo, diferença estatisticamente significante nas três variáveis estudadas, da 1ª para 2ª avaliação. Da 1ª para 3ª avaliação, as diferenças foram verificadas apenas nas variáveis intensidade da dor e incapacidade funcional. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante da 2ª para 3ª avaliação, em nenhuma das variáveis. Sobre as variáveis estudadas, foi encontrada uma correlação positiva entre a intensidade da dor e incapacidade funcional e uma correlação negativa entre a variável flexibilidade da coluna e as demais variáveis na 2ª e 3ª avaliação. Assim, conclui-se que o programa de "Escola de Coluna" proposto neste estudo, com conteúdo teórico-prático, se mostrou eficaz, pois melhorou a curto e médio prazo, a intensidade da dor, a incapacidade funcional e a flexibilidade da coluna lombar em pacientes com lombalgia crônica inespecífica.#$&Abstract:The "Back School" has been used to prevent and to treat back pain since 1969, however its effectiveness still is controversy in literature. The objective of this study was to evaluate the effectiveness of a program of "Back School" in patients with nonspecific chronic low back pain, directed by rheumatologists and orthopedic doctors to Physiotherapy School Clinic of Universidade Potiguar (Unp) - Natal/RN Brazil, in period of May/2002 to December/2003. Seventy patients, with age varying trom 18 to 60 years, were randomized in two groups: Experimental group (group A) with 34 patients, which was subdivided in groups with 6 to 8 components. This group participated of a theoretician and practical program of "Back School" with 4 lessons, one day per week, with 60 minutes of duration; to the Control group (group B), with#$&36 patients, was explained that the group should stay four months in a "waiting list". Both groups, had been carried through three evaluations, by a blind, to patient group, independent observer: initial evaluation, after four and sixteen weeks. The following variables were analyzed: pain intensity, measured by analog visual scale (AVS) , tunctional disability, measured by disability questionnaire of Roland and Morris and the spinal mobility measured by Schõber's method. In statistical analysis it was used variance analysis ANOVA, the test of Newman-Keuls' multiple comparations, and the Pearson correlation coefficient, with significance levei p<0,O5. Thirteen patients (18,6%) didn't complete the evaluations, (5 from experimental group and 8 from control group). At last, 57 patients were studied, (29 from Experimental group and 28 from Control group), it was observed a significant statistical improve just for Experimental group in variables pain intensity (p=0,OOO1), functional disability#$&(p=O,O3) and spinal flexibility (p=O,O3). It was observed in the Experimental group, significant statistical difference for three variables studied, from first to second evaluation. For variables pain intensity and functional disability we found a significant statistical difference from first to third evaluation, and we didn't find significant statistical difference from second to third evaluation for any variables. It was observed a positive correlation for variables pain and functional disability and a negative correlation for variables spine mobility and the other variables. Thus, we concluded that the proposed "Back School" program showed to be short-term eftective for patients with nonspecific chronic low-back pain and the advantages, are preserved in middle-term.