Os conceitos de eficiência e eficária como orientadores administrativos de cursos de graudação em Educação Física/
Resumo:o objetivo deste estudo foi formular um modelo sistemico de administração para Cursos ou Escolas de Graduação em Educação Fisica e Desportos, tendo os conceitos de eficiência e eficácia como orientadores administrativos. Nos fundamentos para a formulação do modelo registrou-se os últimos esti...
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oai:localhost:123456789-442412022-11-29T22:58:05Z Os conceitos de eficiência e eficária como orientadores administrativos de cursos de graudação em Educação Física/ Tubino, Manoel José Gomes. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Educação física - Dissertação. Graduação - Educação Física - Modelos sistêmico de administração - Dissertação. Orientadores administrativos - Eficência - Eficácia - Dissertação. Resumo:o objetivo deste estudo foi formular um modelo sistemico de administração para Cursos ou Escolas de Graduação em Educação Fisica e Desportos, tendo os conceitos de eficiência e eficácia como orientadores administrativos. Nos fundamentos para a formulação do modelo registrou-se os últimos estimulos governamentais que ocorreram na área da Educação Física e Desportos, discutiu-se o posicionamento das Escolas de educação física na Nova Universidade, reforçou-se a importancia desses dois conceitos através de uma revisão de literatura sobre os mesmos, e por fim considerou-se esse Curso como tipo especial de sistema aberto. A revisão bibliográfica sobre os conceitos de eficiência e eficacia indicou que eles deverão coexistir num Curso de Graduação em Educação Física, ficando também constatado que a eficiencia devera ser compreendida pelos critérios de desempenho interno da#$&escola, enquanto que a eficacia compreenderá os critérios de desempenho externo, identificados através da elegitimização dos objetivos,os quais deverão estar sempre interados com o meio ambiente externo. Apos a fundamentação do estudo formulou-se um modelo de ação, o sistema Curso de Educação Física, com apoio nos conceitos de eficiência e eficacia, e no qual são sugeridas estratégias que abrangem um número , considerável de objetos, atributos e relações. No Sistema Curso de Educação Física proposto, discutiu-se os objetivos, os insumos, o processo, os exsumos, as restrições, o controle e o feedback do mesmo. Depois, conclui-se sobre, os riscos de uma predominância da ação administrativa na eficiência, a evidência de que as Escolas de Educação Física tem dado pouca ênfase à eficácia administrativa, a necessidade de um acompanhamento desses resultados desejáveis e efetivos, a imperiosidade da centralização das estratégias administrativas nos resultados a serem obtidos, as possibilidades decriação de mecanismos para que a administração chegue aos objetivos formulados nas condições mais desejáveis, e a de uma abordagem sistêmica para a formulação de um modelo de administraçâo com base nos conceitos de oficiência e ficácia. Finalmente, recomendou-se que as estratégias sugeridas no modelo proposto devem sofrer adaptações e correções caso seja uma organização pública ou purticular, que deverá haver uma implantação gradativa do modelo, que é recomendável o treinamento das pessoas que serão envolvidas, no sistema proposto, que estudos e investigações devem indicar novos fatores de atenção para os cursos de Educaçãp Física e que as tradições, conflitos internos, desconscientização, etc., serão barreiras as quais terão que ser removidas para a implatação do modelo. 1 2022-10-05T12:45:23Z 2022-10-05T12:45:23Z 1976. Dissertação 796.4:378 T884c DISSERT 63106 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/63106 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/63106 |
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Resumo:o objetivo deste estudo foi formular um modelo sistemico de administração para Cursos ou Escolas de Graduação em Educação Fisica e Desportos, tendo os conceitos de eficiência e eficácia como orientadores administrativos. Nos fundamentos para a formulação do modelo registrou-se os últimos estimulos governamentais que ocorreram na área da Educação Física e Desportos, discutiu-se o posicionamento das Escolas de educação física na Nova Universidade, reforçou-se a importancia desses dois conceitos através de uma revisão de literatura sobre os mesmos, e por fim considerou-se esse Curso como tipo especial de sistema aberto. A revisão bibliográfica sobre os conceitos de eficiência e eficacia indicou que eles deverão coexistir num Curso de Graduação em Educação Física, ficando também constatado que a eficiencia devera ser compreendida pelos critérios de desempenho interno da#$&escola, enquanto que a eficacia compreenderá os critérios de desempenho externo, identificados através da elegitimização dos objetivos,os quais deverão estar sempre interados com o meio ambiente externo. Apos a fundamentação do estudo formulou-se um modelo de ação, o sistema Curso de Educação Física, com apoio nos conceitos de eficiência e eficacia, e no qual são sugeridas estratégias que abrangem um número , considerável de objetos, atributos e relações. No Sistema Curso de Educação Física proposto, discutiu-se os objetivos, os insumos, o processo, os exsumos, as restrições, o controle e o feedback do mesmo. Depois, conclui-se sobre, os riscos de uma predominância da ação administrativa na eficiência, a evidência de que as Escolas de Educação Física tem dado pouca ênfase à eficácia administrativa, a necessidade de um acompanhamento desses resultados desejáveis e efetivos, a imperiosidade da centralização das estratégias administrativas nos resultados a serem obtidos, as possibilidades decriação de mecanismos para que a administração chegue aos objetivos formulados nas condições mais desejáveis, e a de uma abordagem sistêmica para a formulação de um modelo de administraçâo com base nos conceitos de oficiência e ficácia. Finalmente, recomendou-se que as estratégias sugeridas no modelo proposto devem sofrer adaptações e correções caso seja uma organização pública ou purticular, que deverá haver uma implantação gradativa do modelo, que é recomendável o treinamento das pessoas que serão envolvidas, no sistema proposto, que estudos e investigações devem indicar novos fatores de atenção para os cursos de Educaçãp Física e que as tradições, conflitos internos, desconscientização, etc., serão barreiras as quais terão que ser removidas para a implatação do modelo. |
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