Casa da fazenda : uma proposta de atrativo cultural e de lazer noturno para a Grande Natal /

Resumo: A atividade turística contemporânea vem sendo marcada pela necessidade de introdução de novas alternativas para complementação do turismo de sol e mar. Nesse contexto, os atrativos culturais aparecem como uma opção relevante para os destinos turísticos que apresentam estes elementos como atr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nóbrega, Dagmar Aquino de Andrade., Guilherme, Maria da Conceição., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62576
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A atividade turística contemporânea vem sendo marcada pela necessidade de introdução de novas alternativas para complementação do turismo de sol e mar. Nesse contexto, os atrativos culturais aparecem como uma opção relevante para os destinos turísticos que apresentam estes elementos como atração principal. O Rio Grande do Norte tem recebido anualmente uma relevante demanda de turistas que são atraídos pelas belezas naturais da região litorânea. No entanto, os aspectos culturais do Estado ainda não vem recebendo o reconhecimento merecido. Pensando assim, o presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo visando analisar a possibilidade de implantar, na região litorânea do Rio Grande do Norte, um atrativo temático/cultural baseado na cultura seridoense. Procurou-se também, obter subsídios suficientes para propor a implementação da "Casa da Fazenda", que tem a finalidade de ser uma alternativa de equipamento de lazer noturno para a localidade. Além disso, foi necessário identificar os pontos fortes e fracos relativos a utilização do patrimônio cultural como atrativo turístico. A escolha do tema deveu-se a constatação do grande potencial existente e pouco explorado, principalmente no que se refere ao turismo histórico e cultural do interior. A fim de conseguir informações suficientes para a realização do trabalho foi feita uma ampla pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental que incluiu dados captados na Internet, em revistas especializas e na Secretaria de Turismo do Estado (SETUR-RN). Os resultados obtidos revelaram que o mercado natalense atual apresenta-se bastante favorável para a implementação de novos atrativos de lazer. Além disso, a cultura do seridó é muito rica e diversificada, e por isso é perfeitamente possível criar na grande Natal um atrativo temático/cultural de lazer noturno baseado cultura sertaneja do RN.