Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/

Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a mediação pedagógica para a elaboração de conceitos no Ensino Fundamental -ciclo básico, enfocando aspectos essenciais para a compreensão do processo ensino-aprendizagem e o papel social da escola. Este estudo está vinculado ao Mestrado em Educaç...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sousa, Lucimara Guimarães Mendes de., Ribeiro, Mária Maria Gurgel., Universidade Federal do RiO Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62574
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-43866
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Formação de professores -
Dissertação.
Formação de conceitos -
Ensino fundamental -
Dissertação.
Formação de conceitos -
Ensino-aprendizagem -
Dissertação.
Mediação educacional -
Formação de conceitos -
Dissertação.
Teaching formation.
Conceptual formation.
Teaching-learning.
Primary education.
Pedagogic mediation.
spellingShingle Formação de professores -
Dissertação.
Formação de conceitos -
Ensino fundamental -
Dissertação.
Formação de conceitos -
Ensino-aprendizagem -
Dissertação.
Mediação educacional -
Formação de conceitos -
Dissertação.
Teaching formation.
Conceptual formation.
Teaching-learning.
Primary education.
Pedagogic mediation.
Sousa, Lucimara Guimarães Mendes de.
Ribeiro, Mária Maria Gurgel.
Universidade Federal do RiO Grande do Norte.
Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/
description Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a mediação pedagógica para a elaboração de conceitos no Ensino Fundamental -ciclo básico, enfocando aspectos essenciais para a compreensão do processo ensino-aprendizagem e o papel social da escola. Este estudo está vinculado ao Mestrado em Educação, com uma proposta de investigação sobre o ensino, a ação mediadora do professor e o processo de elaboração de conceitos na escola. Nesse sentido, visamos entender: em que consiste a ação do professor? Que características são constitutivas do ensino e da ação docente? Como se organiza o ensino para que ocorra o processo de elaboração conceptual no Ensino Fundamental? A partir dessas inquietações, construímos diálogos referentes à concepção sócio-histórica sobre o desenvolvimento humano com autores como Vygotsky (2000), Luria (1987), Leontiev (1998), Rubinstein (1978), buscando refletir sobre os pressupostos dessa concepção para a educação, o ensino e a mediação pedagógica que orienta a organização escolar. Dialogamos, ainda, com autores como Gauthier (1998), Gomes e Sacristan (1998), Freire (2002), Fontana e Cruz (1997), entre outros, que analisam o ensino, as experiências escolares, a prática pedagógica e os elementos constitutivos da ação docente. Podemos caracterizar esta pesquisa, do ponto de vista metodológico, como uma investigação qualitativa, apresentando-se como um estudo de caso de feições participativas. Concomitantemente, fizemos uma entrevista com a professora colaboradora, observamos a dinâmica da sala de aula e a partir dos dados coletados, demos início ao processo de análise dos dados. No decorrer dessa análise, vislumbramos entre tantas, três propriedades as quais consideramos essenciais, o ensino como processo científico, o ensino como processo planejado e intencional e o ensino como processo relacional e interacional.#$&Abstract: This study has as its objective to reflect on pedagogic mediation in the realization of concepts in the primary grades/foundational education, focusing on some essential aspects in order to understand the teaching-learning process and the social role of the school. The study is linked to a Master Degree in Education, with a proposal to investigate, in teaching, the professor as mediator and elaborator of concepts in the school. To facilitate this we aim to understand what it means to be a teacher. What are the constituent characteristics of education and of the act of teaching? How can education be organized so that the essential concept of primary education can be realized? Beginning with these questions we have constructed dialogues about human development in a socio-historical context with reference to the work of various authors; Vygotsky (2000), Luria (1987), Leontiev(1998) and Rubinstein (1978. In these dialogues we reflect on the presupposition of those concepts when applied to education, teaching and pedagogic mediation in shaping the education system. We treat also with other authors: Gauthier (1998), Gómez and Sacristan (1998), Freire, Fontana and Cruz (1997) and others who analyze education, school experience, the practice of teaching and the constituent elements of being a teacher. We can describe this research in methodological terms as a qualitative investigation of process, in which we participate together with study of these authors, we intervened a teacher, spent time observing her in class with the data collected began an analysis of the classroom dynamics. In this process of analysis, we have glimpsed, among many aspects, three, which we consider essential: teaching as a scientific process, teaching as an intentional and planned process, and teaching as a relational and interrelation process.
format Dissertação
author Sousa, Lucimara Guimarães Mendes de.
Ribeiro, Mária Maria Gurgel.
Universidade Federal do RiO Grande do Norte.
author_facet Sousa, Lucimara Guimarães Mendes de.
Ribeiro, Mária Maria Gurgel.
Universidade Federal do RiO Grande do Norte.
author_sort Sousa, Lucimara Guimarães Mendes de.
title Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/
title_short Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/
title_full Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/
title_fullStr Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/
title_full_unstemmed Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/
title_sort ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62574
work_keys_str_mv AT sousalucimaraguimaraesmendesde ensinareaprendernoensinofundamentalamediacaopedagogicanoprocessodeelaboracaoconceptual
AT ribeiromariamariagurgel ensinareaprendernoensinofundamentalamediacaopedagogicanoprocessodeelaboracaoconceptual
AT universidadefederaldoriograndedonorte ensinareaprendernoensinofundamentalamediacaopedagogicanoprocessodeelaboracaoconceptual
_version_ 1766803379900645376
spelling oai:localhost:123456789-438662022-11-29T22:51:20Z Ensinar e aprender no ensino fundamental : a mediação pedagógica no processo de elaboração conceptual/ Sousa, Lucimara Guimarães Mendes de. Ribeiro, Mária Maria Gurgel. Universidade Federal do RiO Grande do Norte. Formação de professores - Dissertação. Formação de conceitos - Ensino fundamental - Dissertação. Formação de conceitos - Ensino-aprendizagem - Dissertação. Mediação educacional - Formação de conceitos - Dissertação. Teaching formation. Conceptual formation. Teaching-learning. Primary education. Pedagogic mediation. Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a mediação pedagógica para a elaboração de conceitos no Ensino Fundamental -ciclo básico, enfocando aspectos essenciais para a compreensão do processo ensino-aprendizagem e o papel social da escola. Este estudo está vinculado ao Mestrado em Educação, com uma proposta de investigação sobre o ensino, a ação mediadora do professor e o processo de elaboração de conceitos na escola. Nesse sentido, visamos entender: em que consiste a ação do professor? Que características são constitutivas do ensino e da ação docente? Como se organiza o ensino para que ocorra o processo de elaboração conceptual no Ensino Fundamental? A partir dessas inquietações, construímos diálogos referentes à concepção sócio-histórica sobre o desenvolvimento humano com autores como Vygotsky (2000), Luria (1987), Leontiev (1998), Rubinstein (1978), buscando refletir sobre os pressupostos dessa concepção para a educação, o ensino e a mediação pedagógica que orienta a organização escolar. Dialogamos, ainda, com autores como Gauthier (1998), Gomes e Sacristan (1998), Freire (2002), Fontana e Cruz (1997), entre outros, que analisam o ensino, as experiências escolares, a prática pedagógica e os elementos constitutivos da ação docente. Podemos caracterizar esta pesquisa, do ponto de vista metodológico, como uma investigação qualitativa, apresentando-se como um estudo de caso de feições participativas. Concomitantemente, fizemos uma entrevista com a professora colaboradora, observamos a dinâmica da sala de aula e a partir dos dados coletados, demos início ao processo de análise dos dados. No decorrer dessa análise, vislumbramos entre tantas, três propriedades as quais consideramos essenciais, o ensino como processo científico, o ensino como processo planejado e intencional e o ensino como processo relacional e interacional.#$&Abstract: This study has as its objective to reflect on pedagogic mediation in the realization of concepts in the primary grades/foundational education, focusing on some essential aspects in order to understand the teaching-learning process and the social role of the school. The study is linked to a Master Degree in Education, with a proposal to investigate, in teaching, the professor as mediator and elaborator of concepts in the school. To facilitate this we aim to understand what it means to be a teacher. What are the constituent characteristics of education and of the act of teaching? How can education be organized so that the essential concept of primary education can be realized? Beginning with these questions we have constructed dialogues about human development in a socio-historical context with reference to the work of various authors; Vygotsky (2000), Luria (1987), Leontiev(1998) and Rubinstein (1978. In these dialogues we reflect on the presupposition of those concepts when applied to education, teaching and pedagogic mediation in shaping the education system. We treat also with other authors: Gauthier (1998), Gómez and Sacristan (1998), Freire, Fontana and Cruz (1997) and others who analyze education, school experience, the practice of teaching and the constituent elements of being a teacher. We can describe this research in methodological terms as a qualitative investigation of process, in which we participate together with study of these authors, we intervened a teacher, spent time observing her in class with the data collected began an analysis of the classroom dynamics. In this process of analysis, we have glimpsed, among many aspects, three, which we consider essential: teaching as a scientific process, teaching as an intentional and planned process, and teaching as a relational and interrelation process. 2 2022-10-05T12:42:36Z 2022-10-05T12:42:36Z 2005. Dissertação 371.13 S729e DISSERT 62574 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62574 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62574