Turismo de aventura : aqui, ali, em qualquer lugar /

Resumo: Esse trabalho consiste no estudo sistemático da expansão do turismo de aventura no Rio Grande do Norte, evidenciando o seu processo de crescimento e os fatores determinantes dessa evolução. Para tanto, foram adotados como principais focos de observação a relação entre a diversificação dos ro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Álvares, Bety Jakelyn Mendes., Gomes, Rita de Cássia da Conceição., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62225
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Esse trabalho consiste no estudo sistemático da expansão do turismo de aventura no Rio Grande do Norte, evidenciando o seu processo de crescimento e os fatores determinantes dessa evolução. Para tanto, foram adotados como principais focos de observação a relação entre a diversificação dos roteiros e o crescimento da atividade, o surgimento de novas empresas e o aumento da quantidade de pessoas que têm o turismo de aventura como fonte principal de renda, e a ampliação da oferta de modalidades aos turistas, motivada pela evolução tecnológica e pela crescente exigência do mercado. Isso está disposto em seis capítulos que apresentam de forma objetiva os conceitos do turismo de aventura, suas origens, as atividades abrangidas por ele, os ambientes nos quais se desenvolve e o perfil das empresas que atuam nesse setor; buscando constatar a real aplicação de conceitos estudados, a cerca das características das localidades buscadas pelos seus praticantes, das possibilidades, no estado, de práticas nos três ambientes (água, terra e ar) e da utilização dos princípios do Desenvolvimento Sustentável por empresas e profissionais que atuam nesse segmento, o que pode contribuir imensamente para o desenvolvimento das comunidades autóctones. Além da apresentação de toda a teoria pertinente, e da comparação dessa teoria à realidade encontrada durante o estudo, também são feitas considerações e sugestões de pesquisas e atitudes necessárias a um planejamento que possa contribuir para um crescimento ordenado garantindo a sustentabilidade, no seu mais amplo conceito, e a longevidade das atividades turísticas de natureza, desenvolvidas no Rio Grande do Norte.