Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/

Resumo:Este estudo objetiva analisar a compreensão do professor de Educação Fisica e a interface com a prática desenvolvida com crianças na faixa etária de 11 a 13 anos na cidade de Mossoró. Para tanto, optou-se por uma pesquisa do tipo descritiva e de natureza qualitativa. Utilizando-se da observaç...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Francione Ferreira da., Maia, Lerson Fernando dos S., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62108
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-43564
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-435642022-11-29T22:45:44Z Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/ Silva, Francione Ferreira da. Maia, Lerson Fernando dos S. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esporte escolar - Prática pedagógica - Monografia. Esporte escolar - Ensino fundamental - Monografia. Resumo:Este estudo objetiva analisar a compreensão do professor de Educação Fisica e a interface com a prática desenvolvida com crianças na faixa etária de 11 a 13 anos na cidade de Mossoró. Para tanto, optou-se por uma pesquisa do tipo descritiva e de natureza qualitativa. Utilizando-se da observação não participante e da entrevista semi-estruturada, foram pesquisados 05 (cinco) professores das Redes de Ensino Estadual, Municipal e Particular e 05 (cinco) alunos dos referidos professores. Através das informações adquiridas com a coleta de dados, pode-se verificar o cotidiano da realidade esportiva na escola, ou seja, o fazer e o pensar na ação docente com relação a este fenômeno no ambiente educacional, com crianças na faixa etária acima citada. Para melhor apresentação e discussão do#$&resultados a análise foi dividida em duas temáticas: a primeira, refere-se à caracterização do profissional que atua com o esporte na escola, e a Segunda, diz respeito ao fazer e ao pensar na ação educativa desses professores. O trabalho revelou que o conceito de esporte, na compreensão dos professores e alunos, continua sendo esporte rendimento, alicerçados por uma prática pedagógica repetitiva e acrítica, perpetuando na escola as tendências militarista e competitivista, buscando fundamentação apenas em livros técnicos, manuais de treinamentos e na própria experiência de atleta.#$&Abstract:This study aims to analyze the physical education teacher's understanding and the interface with the practice developed with children in the age group from 11 to 13 years in the city of Mossoró. For so much, it opted for a research of the descriptive type and of qualitative nature. Being used of the observation non participant and of the semi-structured interview, 05 were researched (five) teachers from the Nets of Teaching State, Municipal and Matter and 05 (five) the referred teachers' students. Through the acquired information with the collects of data, the daily of the sporting reality can be verified at the school, in other words, the to do him/it and to think of educational action about this phenomenon in that adapts educational, with children in the age group#$&above mentioned. For better presentation and discussion of the results the analysis was divided in two thematic: the first refers the professional's characterization that it acts with the sport in the school, and the second concerns to do and thinking about those teachers' educational action. The work revealed that the sport concept in the teachers' understanding and students continues being sport revenue, found by a repetitive pedagogic practice and acrítica, perpetuating the school the tendencies militarist and competitivist, just looking to base in technical books, manuais of trainings and in the own athlete experience. 1 2022-10-05T12:40:08Z 2022-10-05T12:40:08Z 2002. Monografia UFRN 796.092.2 S586p MONOG 62108 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62108 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62108
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Esporte escolar -
Prática pedagógica -
Monografia.
Esporte escolar -
Ensino fundamental -
Monografia.
spellingShingle Esporte escolar -
Prática pedagógica -
Monografia.
Esporte escolar -
Ensino fundamental -
Monografia.
Silva, Francione Ferreira da.
Maia, Lerson Fernando dos S.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/
description Resumo:Este estudo objetiva analisar a compreensão do professor de Educação Fisica e a interface com a prática desenvolvida com crianças na faixa etária de 11 a 13 anos na cidade de Mossoró. Para tanto, optou-se por uma pesquisa do tipo descritiva e de natureza qualitativa. Utilizando-se da observação não participante e da entrevista semi-estruturada, foram pesquisados 05 (cinco) professores das Redes de Ensino Estadual, Municipal e Particular e 05 (cinco) alunos dos referidos professores. Através das informações adquiridas com a coleta de dados, pode-se verificar o cotidiano da realidade esportiva na escola, ou seja, o fazer e o pensar na ação docente com relação a este fenômeno no ambiente educacional, com crianças na faixa etária acima citada. Para melhor apresentação e discussão do#$&resultados a análise foi dividida em duas temáticas: a primeira, refere-se à caracterização do profissional que atua com o esporte na escola, e a Segunda, diz respeito ao fazer e ao pensar na ação educativa desses professores. O trabalho revelou que o conceito de esporte, na compreensão dos professores e alunos, continua sendo esporte rendimento, alicerçados por uma prática pedagógica repetitiva e acrítica, perpetuando na escola as tendências militarista e competitivista, buscando fundamentação apenas em livros técnicos, manuais de treinamentos e na própria experiência de atleta.#$&Abstract:This study aims to analyze the physical education teacher's understanding and the interface with the practice developed with children in the age group from 11 to 13 years in the city of Mossoró. For so much, it opted for a research of the descriptive type and of qualitative nature. Being used of the observation non participant and of the semi-structured interview, 05 were researched (five) teachers from the Nets of Teaching State, Municipal and Matter and 05 (five) the referred teachers' students. Through the acquired information with the collects of data, the daily of the sporting reality can be verified at the school, in other words, the to do him/it and to think of educational action about this phenomenon in that adapts educational, with children in the age group#$&above mentioned. For better presentation and discussion of the results the analysis was divided in two thematic: the first refers the professional's characterization that it acts with the sport in the school, and the second concerns to do and thinking about those teachers' educational action. The work revealed that the sport concept in the teachers' understanding and students continues being sport revenue, found by a repetitive pedagogic practice and acrítica, perpetuating the school the tendencies militarist and competitivist, just looking to base in technical books, manuais of trainings and in the own athlete experience.
format Monografia UFRN
author Silva, Francione Ferreira da.
Maia, Lerson Fernando dos S.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Francione Ferreira da.
Maia, Lerson Fernando dos S.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Francione Ferreira da.
title Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/
title_short Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/
title_full Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/
title_fullStr Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/
title_full_unstemmed Desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/
title_sort desvelando a prática pedagógica do esporte escolar/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/62108
work_keys_str_mv AT silvafrancioneferreirada desvelandoapraticapedagogicadoesporteescolar
AT maialersonfernandodoss desvelandoapraticapedagogicadoesporteescolar
AT universidadefederaldoriograndedonorte desvelandoapraticapedagogicadoesporteescolar
_version_ 1766823060939210752