Filhos da Terra: um estudo etnográfico das formas de sociabilidade e trabalho no Pêga (Portalegre/RN) /

A comunidade do Pêga localizada na zona rural do município de Portalegre/RN, é formada por indivíduos de cor negra, e possui um forte laço de parentesco com as comunidades do Arrojado e do Engenho Novo. A vida econômica no Pêga é basicamente agrária, e os principais produtos cultivados são: o arroz,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Morais, Glória Cristina de Oliveira., Cavignac, Julie Antoinette., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/61814
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A comunidade do Pêga localizada na zona rural do município de Portalegre/RN, é formada por indivíduos de cor negra, e possui um forte laço de parentesco com as comunidades do Arrojado e do Engenho Novo. A vida econômica no Pêga é basicamente agrária, e os principais produtos cultivados são: o arroz, o milho e o feijão, a castanha do caju e a mandioca. Todos os anos, de julho a setembro, eles realizam a produção da farinha de mandioca e da goma. As atividades na casa de farinha possuam uma divisão por sexo, o trabalho de raspar a mandioca e levar a massa são realizados por mulheres. Cbe ao homen 'arrancar', cevar, prensar, peneirar e torrar. Alguns desses trabalhadores, durante a farinhada, mudam-se a casa de farinha, o que faz dela um grande espaço de sociabilidade, sendo o nosso objeto de pesquisa as formas de trabalho e sociabilidade no Pêga. Para isso, usamos o método etnográfico e a técnica da observação participante. As formas de sociabilidade no Pêga, encontram-se na farinhada, na dança de São Gonçalo, nas festas e nas relações de vizinhaça e parentesco. Elas repassam os valores e crenças do grupo e são fundamentais para a continuidade da vida no Pêga.