As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /

Investigamos os encaminhamentos didáticos-metodológicos orientadores do ensino de textos que circulam nas salas de aula do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, no processo de condução das atividades de escrita. Partimos do pressuposto de que refletir a mediação do texto na escola tem s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Queiroz, Maria Eliete de., Oliveira, Maria do Socorro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60972
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-42755
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-427552022-11-29T22:31:26Z As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula / Queiroz, Maria Eliete de. Oliveira, Maria do Socorro. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Gênero - Dissertação. Lingüística Aplicada - Dissertação. Ensino - Dissertação. Letramento - Dissertação. Transposição didática - Dissertação. Gender. Applied linguistic. Teaching. Literacy. Didactical transposition. Investigamos os encaminhamentos didáticos-metodológicos orientadores do ensino de textos que circulam nas salas de aula do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, no processo de condução das atividades de escrita. Partimos do pressuposto de que refletir a mediação do texto na escola tem se constituído numa preocupação dos que trabalham com a lígua(gem), tendo em vista a perspectiva de trabalhar os gêneros textuais. De caráter qualitativo e de natureza etnográfica , situamos a nossa pesquisa no âmbito da Lingüística Aplicada, discutindo a concepção de gêneros, o ensino de língua materna, os estudos do letramento, a linguagem enquanto prática social, entre outros estudos do interacionalismo-discursivo, buscando apreender de que forma a linguagem escrita é abordada na escola. Os resultados apontam para o estudo do texto no plano lingüístico-estrutural, sem relação com a dimensão sócio-histórica em que são construídos e usados. Dessa forma, a escola não discute o processo de interlocução do texto, enquanto objeto formador de opinião e interlocutor das atividades discursivas que exercemos na sociedade. Com essa prática, não se trabalha o gênero na escola, e sim o texto na estrutura das tipologias textuais.#$&Abstract: 1 2022-10-05T12:33:42Z 2022-10-05T12:33:42Z 2005 Dissertação 81'336.52 Q3a DISSERT 60972 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60972 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60972
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Gênero -
Dissertação.
Lingüística Aplicada -
Dissertação.
Ensino -
Dissertação.
Letramento -
Dissertação.
Transposição didática -
Dissertação.
Gender.
Applied linguistic.
Teaching.
Literacy.
Didactical transposition.
spellingShingle Gênero -
Dissertação.
Lingüística Aplicada -
Dissertação.
Ensino -
Dissertação.
Letramento -
Dissertação.
Transposição didática -
Dissertação.
Gender.
Applied linguistic.
Teaching.
Literacy.
Didactical transposition.
Queiroz, Maria Eliete de.
Oliveira, Maria do Socorro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /
description Investigamos os encaminhamentos didáticos-metodológicos orientadores do ensino de textos que circulam nas salas de aula do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, no processo de condução das atividades de escrita. Partimos do pressuposto de que refletir a mediação do texto na escola tem se constituído numa preocupação dos que trabalham com a lígua(gem), tendo em vista a perspectiva de trabalhar os gêneros textuais. De caráter qualitativo e de natureza etnográfica , situamos a nossa pesquisa no âmbito da Lingüística Aplicada, discutindo a concepção de gêneros, o ensino de língua materna, os estudos do letramento, a linguagem enquanto prática social, entre outros estudos do interacionalismo-discursivo, buscando apreender de que forma a linguagem escrita é abordada na escola. Os resultados apontam para o estudo do texto no plano lingüístico-estrutural, sem relação com a dimensão sócio-histórica em que são construídos e usados. Dessa forma, a escola não discute o processo de interlocução do texto, enquanto objeto formador de opinião e interlocutor das atividades discursivas que exercemos na sociedade. Com essa prática, não se trabalha o gênero na escola, e sim o texto na estrutura das tipologias textuais.#$&Abstract:
format Dissertação
author Queiroz, Maria Eliete de.
Oliveira, Maria do Socorro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Queiroz, Maria Eliete de.
Oliveira, Maria do Socorro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Queiroz, Maria Eliete de.
title As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /
title_short As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /
title_full As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /
title_fullStr As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /
title_full_unstemmed As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /
title_sort as atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60972
work_keys_str_mv AT queirozmariaelietede asatividadesescolareseosgenerosdiscursivosumaanalisedosprocedimentosutilizadosparatrabalharotextoescritoemsaladeaula
AT oliveiramariadosocorro asatividadesescolareseosgenerosdiscursivosumaanalisedosprocedimentosutilizadosparatrabalharotextoescritoemsaladeaula
AT universidadefederaldoriograndedonorte asatividadesescolareseosgenerosdiscursivosumaanalisedosprocedimentosutilizadosparatrabalharotextoescritoemsaladeaula
_version_ 1766849292211847168