As atividades escolares e os gêneros discursivos : uma análise dos procedimentos utilizados para trabalhar o texto escrito em sala de aula /

Investigamos os encaminhamentos didáticos-metodológicos orientadores do ensino de textos que circulam nas salas de aula do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, no processo de condução das atividades de escrita. Partimos do pressuposto de que refletir a mediação do texto na escola tem s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Queiroz, Maria Eliete de., Oliveira, Maria do Socorro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60972
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Investigamos os encaminhamentos didáticos-metodológicos orientadores do ensino de textos que circulam nas salas de aula do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, no processo de condução das atividades de escrita. Partimos do pressuposto de que refletir a mediação do texto na escola tem se constituído numa preocupação dos que trabalham com a lígua(gem), tendo em vista a perspectiva de trabalhar os gêneros textuais. De caráter qualitativo e de natureza etnográfica , situamos a nossa pesquisa no âmbito da Lingüística Aplicada, discutindo a concepção de gêneros, o ensino de língua materna, os estudos do letramento, a linguagem enquanto prática social, entre outros estudos do interacionalismo-discursivo, buscando apreender de que forma a linguagem escrita é abordada na escola. Os resultados apontam para o estudo do texto no plano lingüístico-estrutural, sem relação com a dimensão sócio-histórica em que são construídos e usados. Dessa forma, a escola não discute o processo de interlocução do texto, enquanto objeto formador de opinião e interlocutor das atividades discursivas que exercemos na sociedade. Com essa prática, não se trabalha o gênero na escola, e sim o texto na estrutura das tipologias textuais.#$&Abstract: