A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Monografia UFRN |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-42684 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-426842022-11-29T22:30:26Z A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / Nascimento, Gerson Gomes do. Soares Júnior, Francisco Claúdio. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Geografia (P1) - Sala de aula (Ps). Ensino de Geografia (P1). Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem de 50% de professores e alunos que lecionavam e estavam matriculados nas disciplinas do tronco comum - 1996.2 no referido curso. A coleta de dados se deu através de um questionário junto à sua comunidade discente acerca da temática abordada neste mundo. Concluímos que os procedimentos técnico-metodológicos mais utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula são a exposição oral e o trabalho independente: 86% dos alunos estão satisfeitos com a aplicação de tais procedimentos em sala de aula, enquanto 14% dos alunos mostraram-se insatisfeitos com o uso destes procedimentos. Entretanto, concebemos uma proposta pedagógica progressista , calcada numa prática social global como ponto de partida e de chegada para uma prática educativa. Assim, cabe ao professor utilizar e criar novos procedimentos de ensino que sejam capazes de proporcionar junto ao educando um conhecimento crítico dentro da sua realidade. 1 2022-10-05T12:33:09Z 2022-10-05T12:33:09Z 1997. Monografia UFRN 371.391 N244p MONOG 60894 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Professor Geografia (P1) - Sala de aula (Ps). Ensino de Geografia (P1). |
spellingShingle |
Professor Geografia (P1) - Sala de aula (Ps). Ensino de Geografia (P1). Nascimento, Gerson Gomes do. Soares Júnior, Francisco Claúdio. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / |
description |
Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem de 50% de professores e alunos que lecionavam e estavam matriculados nas disciplinas do tronco comum - 1996.2 no referido curso. A coleta de dados se deu através de um questionário junto à sua comunidade discente acerca da temática abordada neste mundo. Concluímos que os procedimentos técnico-metodológicos mais utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula são a exposição oral e o trabalho independente: 86% dos alunos estão satisfeitos com a aplicação de tais procedimentos em sala de aula, enquanto 14% dos alunos mostraram-se insatisfeitos com o uso destes procedimentos. Entretanto, concebemos uma proposta pedagógica progressista , calcada numa prática social global como ponto de partida e de chegada para uma prática educativa. Assim, cabe ao professor utilizar e criar novos procedimentos de ensino que sejam capazes de proporcionar junto ao educando um conhecimento crítico dentro da sua realidade. |
format |
Monografia UFRN |
author |
Nascimento, Gerson Gomes do. Soares Júnior, Francisco Claúdio. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Nascimento, Gerson Gomes do. Soares Júnior, Francisco Claúdio. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Nascimento, Gerson Gomes do. |
title |
A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / |
title_short |
A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / |
title_full |
A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / |
title_fullStr |
A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / |
title_sort |
prática pedagógica do professor de geografia da ufrn: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentogersongomesdo apraticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula AT soaresjuniorfranciscoclaudio apraticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula AT universidadefederaldoriograndedonorte apraticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula AT nascimentogersongomesdo praticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula AT soaresjuniorfranciscoclaudio praticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula AT universidadefederaldoriograndedonorte praticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula |
_version_ |
1766859772753084416 |