A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /

Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Gerson Gomes do., Soares Júnior, Francisco Claúdio., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-42684
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-426842022-11-29T22:30:26Z A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula / Nascimento, Gerson Gomes do. Soares Júnior, Francisco Claúdio. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Geografia (P1) - Sala de aula (Ps). Ensino de Geografia (P1). Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem de 50% de professores e alunos que lecionavam e estavam matriculados nas disciplinas do tronco comum - 1996.2 no referido curso. A coleta de dados se deu através de um questionário junto à sua comunidade discente acerca da temática abordada neste mundo. Concluímos que os procedimentos técnico-metodológicos mais utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula são a exposição oral e o trabalho independente: 86% dos alunos estão satisfeitos com a aplicação de tais procedimentos em sala de aula, enquanto 14% dos alunos mostraram-se insatisfeitos com o uso destes procedimentos. Entretanto, concebemos uma proposta pedagógica progressista , calcada numa prática social global como ponto de partida e de chegada para uma prática educativa. Assim, cabe ao professor utilizar e criar novos procedimentos de ensino que sejam capazes de proporcionar junto ao educando um conhecimento crítico dentro da sua realidade. 1 2022-10-05T12:33:09Z 2022-10-05T12:33:09Z 1997. Monografia UFRN 371.391 N244p MONOG 60894 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Professor Geografia (P1) -
Sala de aula (Ps).
Ensino de Geografia (P1).
spellingShingle Professor Geografia (P1) -
Sala de aula (Ps).
Ensino de Geografia (P1).
Nascimento, Gerson Gomes do.
Soares Júnior, Francisco Claúdio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
description Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem de 50% de professores e alunos que lecionavam e estavam matriculados nas disciplinas do tronco comum - 1996.2 no referido curso. A coleta de dados se deu através de um questionário junto à sua comunidade discente acerca da temática abordada neste mundo. Concluímos que os procedimentos técnico-metodológicos mais utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula são a exposição oral e o trabalho independente: 86% dos alunos estão satisfeitos com a aplicação de tais procedimentos em sala de aula, enquanto 14% dos alunos mostraram-se insatisfeitos com o uso destes procedimentos. Entretanto, concebemos uma proposta pedagógica progressista , calcada numa prática social global como ponto de partida e de chegada para uma prática educativa. Assim, cabe ao professor utilizar e criar novos procedimentos de ensino que sejam capazes de proporcionar junto ao educando um conhecimento crítico dentro da sua realidade.
format Monografia UFRN
author Nascimento, Gerson Gomes do.
Soares Júnior, Francisco Claúdio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Nascimento, Gerson Gomes do.
Soares Júnior, Francisco Claúdio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Nascimento, Gerson Gomes do.
title A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
title_short A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
title_full A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
title_fullStr A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
title_full_unstemmed A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
title_sort prática pedagógica do professor de geografia da ufrn: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894
work_keys_str_mv AT nascimentogersongomesdo apraticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula
AT soaresjuniorfranciscoclaudio apraticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula
AT universidadefederaldoriograndedonorte apraticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula
AT nascimentogersongomesdo praticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula
AT soaresjuniorfranciscoclaudio praticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula
AT universidadefederaldoriograndedonorte praticapedagogicadoprofessordegeografiadaufrndiagnosticosobreosprocedimentostecnicometodologicosutilizadosemsaladeaula
_version_ 1766859772753084416