A prática pedagógica do professor de geografia da UFRN: diagnóstico sobre os procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula /
Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Monografia UFRN |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/60894 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este trabalho faz uma análise diagnóstica dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados em sala de aula pelos professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus/Natal) no âmbito de sua prática pedagógica. O nosso referencial empírico se constituiu de uma amostragem de 50% de professores e alunos que lecionavam e estavam matriculados nas disciplinas do tronco comum - 1996.2 no referido curso. A coleta de dados se deu através de um questionário junto à sua comunidade discente acerca da temática abordada neste mundo. Concluímos que os procedimentos técnico-metodológicos mais utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula são a exposição oral e o trabalho independente: 86% dos alunos estão satisfeitos com a aplicação de tais procedimentos em sala de aula, enquanto 14% dos alunos mostraram-se insatisfeitos com o uso destes procedimentos. Entretanto, concebemos uma proposta pedagógica progressista , calcada numa prática social global como ponto de partida e de chegada para uma prática educativa. Assim, cabe ao professor utilizar e criar novos procedimentos de ensino que sejam capazes de proporcionar junto ao educando um conhecimento crítico dentro da sua realidade. |
---|