Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /

O Programa Saúde da Família (PSF) tem-se colocado como estratégia para reorientar as práticas de saúde, tendo como um dos eixos de reestruturação das ações o princípio da integralidade. Em 2001, a atenção em saúde bucal foi incorporada ao PSF e vem sendo ampliada por incentivos para a implantação de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pessoa, Daniela Mendes Veiga., Souza, Elizabete Cristina Fagundes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59891
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-41936
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Saúde bucal -
Dissertação.
Cuidado integrado -
Dissertação.
Prática odontológica -
Dissertação.
Saúde da família -
Dissertação.
Integral care.
Dental practice.
Health family.
spellingShingle Saúde bucal -
Dissertação.
Cuidado integrado -
Dissertação.
Prática odontológica -
Dissertação.
Saúde da família -
Dissertação.
Integral care.
Dental practice.
Health family.
Pessoa, Daniela Mendes Veiga.
Souza, Elizabete Cristina Fagundes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /
description O Programa Saúde da Família (PSF) tem-se colocado como estratégia para reorientar as práticas de saúde, tendo como um dos eixos de reestruturação das ações o princípio da integralidade. Em 2001, a atenção em saúde bucal foi incorporada ao PSF e vem sendo ampliada por incentivos para a implantação de mais equipes. As práticas odontológicas, historicamente, têm tido pouca inserção nos serviços públicos de saúde e têm como características a visão focalizada em procedimentos curativos-preventivos, restritos à compreensão biológica do adoecimento bucal, o que torna importante investigar como a atenção em saúde bucal no PSF aproxima-se ou distancia-se do princípio da integralidade. Esta pesquisa objetivou compreender a organização da atenção em saúde bucal no PSF quanto ao planejamento das ações, processos educativos, trabalho em equipe, acesso, hierarquização e intersetorialidade para identificar os limites e possibilidades de implementação da integralidade. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado no município de São Gonçalo do AmarantelRN. Foram selecionados, de forma intencional, integrantes de Equipes de Saúde Bucal da Família e também os dentistas do Centro de Referência Odontológica. Os participantes do estudo foram dentistas, auxiliares de consultório dentário, agentes comunitários de saúde e usuários dos serviços de saúde bucal do PSF. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados as entrevistas semi-estruturadas, a observação direta e a análise institucional, buscando a triangulação das três técnicas na análise. Os resultados identificaram aspectos políticos e estruturais como desafios para a efetivação do princípio da integralidade da atenção em saúde bucal no PSF, tais como:#$&precárias condições de vida da população, deficiência no sistema de referência e contra-referência, inadequação de infra-estrutura e insumos nas Unidades de Saúde da Família (USF), número excessivo de famílias sob responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal (ESB) e processos educativos tradicionais baseados em capacitação técnico-científica. O princípio da integralidade aproxima-se com a melhoria do acesso da população às ações de saúde bucal, explicitadas nas comunidades rurais quanto à satisfação dos usuários na relação profissional-paciente e aparece, de forma incipiente, numa iniciativa de ações intersetoriais (saúde e educação) e na programação das atividades em equipe. ~ ~ ~ ~ Palavras-chave: Cuidado integral, Prática Odontológica, Saúde da Família.#$&Abstrat: The Family Health Program (FHP) was instituted to reform health practices, having integrality as one of its fundamental restructuring actions. In 2001, oral care was incorporated into FHP and has been arnplified with the creation of more tearns. Dental practices have historically represented but a small portion of public health services and are characterized by ao approach focused on curative-preventive procedures, restricted to the biological aspects of oral disease. Thus, the need for investigating how oral health care in FHP approaches or diverges from the principIe of integrality. The purpose of, this study was to understand the organization of oral health care in FHP with respect to action planning, educative processes, working in tearns, access, hierarchization and intersectoriality, in order to identify the limits and possibilities of implementing integrality. The qualitative study was performed in the municipality of São Gonçalo do AmarantelRN/Brazil. Members of Farnily Oral Health tearns 1 :) I' ~) .) ;) n ) aod dentists from the Center of Dental Reference were intentionally selected. The participants consisted of dentists, dental assistants, community health agents and users of FHP oral health services. SemÍ-structured interviews, direct observation and institutional analysis were used as ) ) ') data collection instruments, with data triangulation of the three techniques. The results identified political and structural aspects hindering the consolidation of the principIe of integrality in FHP oral health care such as: the precarious living conditions of the population, deficiency in the referral and counter-referral system, inadequate infrastructure and lack of supplies in the Farnily Health Units (FHU), excessive number offarnilies under the care ofthe Oral Health Teams (OHT), and traditional educative processes based on technical-scientific formation.#$&The principIe of integrality has been partially achieved with improved access of the population to oral health treatment, as evidenced in rural communities with respect to user satisfaction in the professional-patient relation and is gradually being practiced as an intersectorial (health and education) initiative and in group activity planning.
format Dissertação
author Pessoa, Daniela Mendes Veiga.
Souza, Elizabete Cristina Fagundes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Pessoa, Daniela Mendes Veiga.
Souza, Elizabete Cristina Fagundes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Pessoa, Daniela Mendes Veiga.
title Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /
title_short Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /
title_full Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /
title_fullStr Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /
title_full_unstemmed Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /
title_sort saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59891
work_keys_str_mv AT pessoadanielamendesveiga saudebucalnoprogramasaudedafamiliaaintegralidadeemfoco
AT souzaelizabetecristinafagundes saudebucalnoprogramasaudedafamiliaaintegralidadeemfoco
AT universidadefederaldoriograndedonorte saudebucalnoprogramasaudedafamiliaaintegralidadeemfoco
_version_ 1766829289493233664
spelling oai:localhost:123456789-419362022-11-29T22:17:42Z Saúde bucal no programa saúde da família : a integralidade em foco / Pessoa, Daniela Mendes Veiga. Souza, Elizabete Cristina Fagundes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Saúde bucal - Dissertação. Cuidado integrado - Dissertação. Prática odontológica - Dissertação. Saúde da família - Dissertação. Integral care. Dental practice. Health family. O Programa Saúde da Família (PSF) tem-se colocado como estratégia para reorientar as práticas de saúde, tendo como um dos eixos de reestruturação das ações o princípio da integralidade. Em 2001, a atenção em saúde bucal foi incorporada ao PSF e vem sendo ampliada por incentivos para a implantação de mais equipes. As práticas odontológicas, historicamente, têm tido pouca inserção nos serviços públicos de saúde e têm como características a visão focalizada em procedimentos curativos-preventivos, restritos à compreensão biológica do adoecimento bucal, o que torna importante investigar como a atenção em saúde bucal no PSF aproxima-se ou distancia-se do princípio da integralidade. Esta pesquisa objetivou compreender a organização da atenção em saúde bucal no PSF quanto ao planejamento das ações, processos educativos, trabalho em equipe, acesso, hierarquização e intersetorialidade para identificar os limites e possibilidades de implementação da integralidade. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado no município de São Gonçalo do AmarantelRN. Foram selecionados, de forma intencional, integrantes de Equipes de Saúde Bucal da Família e também os dentistas do Centro de Referência Odontológica. Os participantes do estudo foram dentistas, auxiliares de consultório dentário, agentes comunitários de saúde e usuários dos serviços de saúde bucal do PSF. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados as entrevistas semi-estruturadas, a observação direta e a análise institucional, buscando a triangulação das três técnicas na análise. Os resultados identificaram aspectos políticos e estruturais como desafios para a efetivação do princípio da integralidade da atenção em saúde bucal no PSF, tais como:#$&precárias condições de vida da população, deficiência no sistema de referência e contra-referência, inadequação de infra-estrutura e insumos nas Unidades de Saúde da Família (USF), número excessivo de famílias sob responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal (ESB) e processos educativos tradicionais baseados em capacitação técnico-científica. O princípio da integralidade aproxima-se com a melhoria do acesso da população às ações de saúde bucal, explicitadas nas comunidades rurais quanto à satisfação dos usuários na relação profissional-paciente e aparece, de forma incipiente, numa iniciativa de ações intersetoriais (saúde e educação) e na programação das atividades em equipe. ~ ~ ~ ~ Palavras-chave: Cuidado integral, Prática Odontológica, Saúde da Família.#$&Abstrat: The Family Health Program (FHP) was instituted to reform health practices, having integrality as one of its fundamental restructuring actions. In 2001, oral care was incorporated into FHP and has been arnplified with the creation of more tearns. Dental practices have historically represented but a small portion of public health services and are characterized by ao approach focused on curative-preventive procedures, restricted to the biological aspects of oral disease. Thus, the need for investigating how oral health care in FHP approaches or diverges from the principIe of integrality. The purpose of, this study was to understand the organization of oral health care in FHP with respect to action planning, educative processes, working in tearns, access, hierarchization and intersectoriality, in order to identify the limits and possibilities of implementing integrality. The qualitative study was performed in the municipality of São Gonçalo do AmarantelRN/Brazil. Members of Farnily Oral Health tearns 1 :) I' ~) .) ;) n ) aod dentists from the Center of Dental Reference were intentionally selected. The participants consisted of dentists, dental assistants, community health agents and users of FHP oral health services. SemÍ-structured interviews, direct observation and institutional analysis were used as ) ) ') data collection instruments, with data triangulation of the three techniques. The results identified political and structural aspects hindering the consolidation of the principIe of integrality in FHP oral health care such as: the precarious living conditions of the population, deficiency in the referral and counter-referral system, inadequate infrastructure and lack of supplies in the Farnily Health Units (FHU), excessive number offarnilies under the care ofthe Oral Health Teams (OHT), and traditional educative processes based on technical-scientific formation.#$&The principIe of integrality has been partially achieved with improved access of the population to oral health treatment, as evidenced in rural communities with respect to user satisfaction in the professional-patient relation and is gradually being practiced as an intersectorial (health and education) initiative and in group activity planning. 1 2022-10-05T12:27:17Z 2022-10-05T12:27:17Z 2005. Dissertação D585 P475s DISSERT 59891 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59891 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59891