Mestre Eckhart e o fundo da alma : uma metafísica do silêncio /

O propósito deste trabalho é desvendar na obra de Mestre Eckhart (1260-1328), principal figura da mística medieval, o sentido dado por ele ao Nascimento da Palavra no fundo da alma. Idéia fundamental e nuclear de Eckhart, da qual se desenvolveram, e, por outra parte, se orientaram todas as demais id...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Sephora Maria Alves., Bauchwitz, Oscar Frederico., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59482
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Descrição
Resumo:O propósito deste trabalho é desvendar na obra de Mestre Eckhart (1260-1328), principal figura da mística medieval, o sentido dado por ele ao Nascimento da Palavra no fundo da alma. Idéia fundamental e nuclear de Eckhart, da qual se desenvolveram, e, por outra parte, se orientaram todas as demais idéias por ele pronunciadas. Na discussão desse tema, ele nos permite distinguir um caminho compreensivo acerca do lugar de Deus no homem, do pertencimento entre Deus e as criaturas, isto é, do sentido do "nobremente criado" empregado para o homem em sua natureza, tentando aclarar a experiência espiritual na qual o homem pode chegar pela graça ao que Deus é por natureza e do que é o silêncio diante da sabedoria insondável de Deus. Ao refletir a concepção mística do nascimento do Verbo divino, ele reflete acerca da filiação divina do homem, não excluindo uma reflexão sobre o lugar que ocupa o saber filosófico na experiência de Deus.#$&Abstract:The intention of this work is to unmask in the workmanship of Meister Eckhart (1260-1328), main figure of the medieval mystical, the direction given by him to the Birth of the Word in the ground of the soul. Basic and nuclear idea of Eckhart, of which if they had developed, and, on the other side, from where they oriented all other ideas for it had guided. In the quarrel of this subject, it allows us to distinguish a comprehensive way conceming the place of God in the man, of the belonging between god and creatures, that is, of the direction of the "nobly servant" used for the man in its nature, trying to make clear the spiritual situation in which the man can achieve for the grace to what god is for nature and of that it is the silence ahead of the abysmal wisdom of god. When reflecting the mystical conception ofthe Birth of the Verb the Holy Spirit, it reflects conceming the divine filiation of the man, not excluding a reflection on the place that occupies the philosophical knowing in the experience of God.