"A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/

O trabalho faz uma análise de como os professores vêm se utilizando do Programa TV Escola da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação - programa dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores de Ensino Fundamental e Médio da rede pública, oferecido na...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barbalho, Maria de Lourdes Valentim., Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59343
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-41552
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-415522022-11-29T22:10:25Z "A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/ Barbalho, Maria de Lourdes Valentim. Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação à distância - Tese. Educação à distância - Capacitação docente - Ensino fundamental e médio - Ensino público - Dissertação. Tecnologia da informação - Comunicação audiovisual - Dissertação. O trabalho faz uma análise de como os professores vêm se utilizando do Programa TV Escola da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação - programa dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores de Ensino Fundamental e Médio da rede pública, oferecido na modalidade de educação a distância. Para tanto, utiliza-se a 1ª edição do curso de extensão "TV na Escola e os Desafios de Hoje", criado pela Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede) em parceria com a SEED/MEC, o qual tem como objetivo capacitar profissionais de instituições públicas de Ensino Fundamental e Médio para o melhor uso, no cotidiano escolar, dos recursos proporcionados pelas tecnologias da informação e da comunicação, com ênfase na comunicação audiovisual. A investigação foi realizada junto a um grupo de professores do município de Parelhas/RN e os resultados evidenciam as dificuldades de implementação do Programa TV Escola nas escolas brasileiras. O curso, em questão, oferecido como solução para uma melhor utilização da televisão, vídeo e demais tecnologias no desenvolvimento das atividades curriculares, revela como a escola vem se apropriando deste programa. O estudo conclui, que o curso oferece aos professores cursistas, subsídios para um melhor uso dos meios de comunicação audiovisuais no ensino, dado o seu objetivo: formação de professores na linguagem audiovisual. No entanto, por não alterar a forma como a escola se organiza, enquanto receptora do Programa TV Escola - a escola não destina horários específicos para visionamentos e discussões coletivas da programação veiculada, nem dispõe de equipamentos suficientes que possibilite se fazer uso sistemático dos meios que compõem o "kit tecnológico" necessário para sua captação e gravação - o professor continua com dificuldades de incorporá-lo à sua prática docente.#$&This masterpiece dissertation analyzes the way a teacher uses TV School, a program from the Federal Govemment of Brazil which was been carried out by the Secretariat for Distance Education - SEED. This analysis is specifically based on the first edition of the extension course entitled "TV School and today's challenges". Created by the Virtual Public University of Brazil, the course intends to quality public school teachers to use new technological resources applied to elementary and high school education. The usage of that course in Parelhas, a district of Rio Grande do Norte, was the starting point of the observations to this analysis. Offered as a solution to improve the use TV, VCR and other technologies, in the development of curriculum activities, the course showed how the schools have been adopting this programo In fact, the course only intends to improve the teachers performance in the use of audiovisuallanguage, it doesn't change the schools organization. As a way to improve the use of all resources offered by TV School Program, the schools should determine an specific time for teachers to view and discuss the program as well as have proper equipment to enable the systematic use of the "technological kit" available. There fore, the conclusion of this analysis is that the teachers wouldn't go along struggling against the same problems day by day if practical providence's were adopted to solve them. 2 2022-10-05T12:24:12Z 2022-10-05T12:24:12Z 2004. Dissertação 37.018.43 B228t DISSERT 59343 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59343 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59343
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação à distância -
Tese.
Educação à distância -
Capacitação docente -
Ensino fundamental e médio -
Ensino público -
Dissertação.
Tecnologia da informação -
Comunicação audiovisual -
Dissertação.
spellingShingle Educação à distância -
Tese.
Educação à distância -
Capacitação docente -
Ensino fundamental e médio -
Ensino público -
Dissertação.
Tecnologia da informação -
Comunicação audiovisual -
Dissertação.
Barbalho, Maria de Lourdes Valentim.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
"A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/
description O trabalho faz uma análise de como os professores vêm se utilizando do Programa TV Escola da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação - programa dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores de Ensino Fundamental e Médio da rede pública, oferecido na modalidade de educação a distância. Para tanto, utiliza-se a 1ª edição do curso de extensão "TV na Escola e os Desafios de Hoje", criado pela Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede) em parceria com a SEED/MEC, o qual tem como objetivo capacitar profissionais de instituições públicas de Ensino Fundamental e Médio para o melhor uso, no cotidiano escolar, dos recursos proporcionados pelas tecnologias da informação e da comunicação, com ênfase na comunicação audiovisual. A investigação foi realizada junto a um grupo de professores do município de Parelhas/RN e os resultados evidenciam as dificuldades de implementação do Programa TV Escola nas escolas brasileiras. O curso, em questão, oferecido como solução para uma melhor utilização da televisão, vídeo e demais tecnologias no desenvolvimento das atividades curriculares, revela como a escola vem se apropriando deste programa. O estudo conclui, que o curso oferece aos professores cursistas, subsídios para um melhor uso dos meios de comunicação audiovisuais no ensino, dado o seu objetivo: formação de professores na linguagem audiovisual. No entanto, por não alterar a forma como a escola se organiza, enquanto receptora do Programa TV Escola - a escola não destina horários específicos para visionamentos e discussões coletivas da programação veiculada, nem dispõe de equipamentos suficientes que possibilite se fazer uso sistemático dos meios que compõem o "kit tecnológico" necessário para sua captação e gravação - o professor continua com dificuldades de incorporá-lo à sua prática docente.#$&This masterpiece dissertation analyzes the way a teacher uses TV School, a program from the Federal Govemment of Brazil which was been carried out by the Secretariat for Distance Education - SEED. This analysis is specifically based on the first edition of the extension course entitled "TV School and today's challenges". Created by the Virtual Public University of Brazil, the course intends to quality public school teachers to use new technological resources applied to elementary and high school education. The usage of that course in Parelhas, a district of Rio Grande do Norte, was the starting point of the observations to this analysis. Offered as a solution to improve the use TV, VCR and other technologies, in the development of curriculum activities, the course showed how the schools have been adopting this programo In fact, the course only intends to improve the teachers performance in the use of audiovisuallanguage, it doesn't change the schools organization. As a way to improve the use of all resources offered by TV School Program, the schools should determine an specific time for teachers to view and discuss the program as well as have proper equipment to enable the systematic use of the "technological kit" available. There fore, the conclusion of this analysis is that the teachers wouldn't go along struggling against the same problems day by day if practical providence's were adopted to solve them.
format Dissertação
author Barbalho, Maria de Lourdes Valentim.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Barbalho, Maria de Lourdes Valentim.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Barbalho, Maria de Lourdes Valentim.
title "A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/
title_short "A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/
title_full "A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/
title_fullStr "A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/
title_full_unstemmed "A TV escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/
title_sort "a tv escola : um canal educativo que não é 'sintonizado' pela escola"/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59343
work_keys_str_mv AT barbalhomariadelourdesvalentim atvescolaumcanaleducativoquenaoesintonizadopelaescola
AT andradearnonalbertomascarenhasde atvescolaumcanaleducativoquenaoesintonizadopelaescola
AT universidadefederaldoriograndedonorte atvescolaumcanaleducativoquenaoesintonizadopelaescola
_version_ 1766816251220328448