Escolas no ar : educação e comunicação para o meio ambiente seridoense/
Este é o relato de pesquisa prática e qualitativa realizada com professores e alunos de escolas públicas de Caicó (região do Seridó, estado do Rio Grande do Norte, Brasil) para a prática de educação ambiental através da produção de programas de rádio, o "Escolas no Ar". O desenvolvimento d...
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Educação ambiental - Seridó (RN) - Tese. Educação ambiental - Programas de rádio - Caicó (RN) - Tese. Sistema de educação - Escolas em comunicação com o meio ambiente(Programa de rádio) - Caicó (RN) - Tese. Educação - Tese. Éducation ambientale. Serido (RN). Programmes de radio. Caico (RN). Système d'éducation. Écoles en Comunication avec le Moyen Ambient (Programmes de radio). |
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Educação ambiental - Seridó (RN) - Tese. Educação ambiental - Programas de rádio - Caicó (RN) - Tese. Sistema de educação - Escolas em comunicação com o meio ambiente(Programa de rádio) - Caicó (RN) - Tese. Educação - Tese. Éducation ambientale. Serido (RN). Programmes de radio. Caico (RN). Système d'éducation. Écoles en Comunication avec le Moyen Ambient (Programmes de radio). Araújo, Sandra Kelly de. Andrade, Alberto Arnon de Mascarenhas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escolas no ar : educação e comunicação para o meio ambiente seridoense/ |
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Este é o relato de pesquisa prática e qualitativa realizada com professores e alunos de escolas públicas de Caicó (região do Seridó, estado do Rio Grande do Norte, Brasil) para a prática de educação ambiental através da produção de programas de rádio, o "Escolas no Ar". O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu a partir da concepção e gestão de um sistema de educação e comunicação, aqui denominado "Escolas em Comunicação com o Meio Ambiente". Este sistema reuniu um conjunto de condições e disposições teóricas e metodológicas balizares para a gestão e ação colaborativas entre docentes e discentes na organização e expressão de suas opiniões sobre o meio ambiente e sua adaptação à linguagem radiofônica. A pesquisa-ação e a etnometodologia foram as metodologias utilizadas para a concretização desta pesquisa, orientadoras do exercício de investigação e intervenção social e do registro das perspectivas dos produtores sobre suas inserções no sistema. Para isso, este relatório está organizado em 9 capítulos: o primeiro deles . introduz o leitor ao tema da pesquisa, problema abordado, objetivo e metodologia adotada; o segundo relaciona-se a análise do contexto histórico da pesquisa; o terceiro é uma exposição sobre o tema meio ambiente; o quarto justifica a. escolha do rádio na operacionalização da pesquisa; o quinto, a construção metodológica para a realização da pesquisa e análise dos resultados obtidos; o sexto trata da gestão do sistema criado para apartar as ações de educação ambiental empreendidas por professores e alunos; o sétimo trata da ação educomunicativa desencadeada para a prática de educação ambiental; o oitavo da apropriação ou uso pedagógico do rádio e, finalmente, o nono traz as considerações finais: conclusões, lições e resultados que emergiram desst trabalho de intervenção social para uma ação crítica da escola frente aos problemas ambientais locais.#$&This is the practical and qualitative research report done with teachers and students of public schools in Caicó (countryside region, Rio Grande do Norte state, Brazil) for the environmental practice of education through the production of radio programs the "Schools on the Air". The development of this research happened from the conception and management of a system of communication and education, here denominated "Schools in Communication with the Environment". This system assembled a set of conditions and theoretic and methodological. marked dispositions for the administrative and collaborative action between teachers and students in the organization and expression of their opinions about the environment and its adaptation to the radio phonic language. The research-action and the etnomethodology were the approaches used for the concretization of this research, which were guiders of the investigational exercise and the social intervention and of the registration of the producers' perspectives about their insertions in the system. For this, this report is organized in 9 chapters: the first of them introduces the reader to the theme of the research, the problem approached, the objective and methodology adopted; the second relates to the analysis of the historical context in the research; the third is the exhibition of the environment; the fourth justifies the choice of the radio in the operation of the research; the fifth, the methodological construction for the realization of the research and the analysis of the#$&obtained results; the sixth deals with the management of the system created to get to the actions of the environmental education carried out by teachers and students; the seventh deals with the educational and the communicative action initiated by the practice of environmental education; the eighth with the appropriation or pedagogical use of the radio and finally the ninth brings the final considerations: conclusions, lessons and results which emerged from this work of social intervention for a critical action of the school in relation to the local environmental problems.#$&Cet é crit est le rapport de recherche pratique et qualitative realisé avec des professeurs et des élêves d'écoles publiques de Caicó (région du Seridó, état du Rio Grande do Norte, Brésil) par la pratique d'éducation ambiantale à travers de la production de programmes de radio, le "Écoles en Air". Le développement de cette recherche arriva à partir de la conception et gestion d'un systeme d'éducation et comunication, ici dénommé "Écoles en Comunication avec le Moyen Ambient". Ce systeme réunit un joint de conditions et dispositions théorique et metodologique baliseres par la gestion et action collaboratives entre des enseignant et des éleves dans I'organisation et expression de leurs opinions sur le moyen ambient et sa adaptation à langage radiofonique. La recherche-action et etenométhodologie furent les méthodologies utilises par Ia realisation de cette recherche, orientrices du excercice d'investigation et itervention sociale et du registre des perspectives des producters sur leurs insertions dans le systeme. Par tel, cet écrit est organisé en neuf chapitres: le premier d'euse introduit le lecteur au theme de Ia recherche, probleme abordé, objectif et méthodologie adopté; le deuxieme se rapporte à analyse du contexte historique de Ia "recherche; le troisieme est une exposition sur le theme moyen ambient; le quatrieme justifie le chaix du radio dan I'opérationalisation de Ia recherche; le cinquieme, Ia construction methodologique par Ia realisation de Ia recherche et analyse des apports réussis; le sixieme traite de Ia gestion du systeme creé pour arrivé les actions d'éducation ambientale entreprises pour des professeurs et des éleves; le septieme traite de I'action#$&educomunicative désemprisioneé par Ia pratique d'éducation ambientale; I'huitieme de I'appropriation ou usage pedagogique du radio et, finalement, le neuvieme porte les considérations finales: des conclusions, des leçons et des apports que émergerent de ce travail de intelVention social par une action critique d'école devat les problemes des ambients endroits. |
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O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu a partir da concepção e gestão de um sistema de educação e comunicação, aqui denominado "Escolas em Comunicação com o Meio Ambiente". Este sistema reuniu um conjunto de condições e disposições teóricas e metodológicas balizares para a gestão e ação colaborativas entre docentes e discentes na organização e expressão de suas opiniões sobre o meio ambiente e sua adaptação à linguagem radiofônica. A pesquisa-ação e a etnometodologia foram as metodologias utilizadas para a concretização desta pesquisa, orientadoras do exercício de investigação e intervenção social e do registro das perspectivas dos produtores sobre suas inserções no sistema. Para isso, este relatório está organizado em 9 capítulos: o primeiro deles . introduz o leitor ao tema da pesquisa, problema abordado, objetivo e metodologia adotada; o segundo relaciona-se a análise do contexto histórico da pesquisa; o terceiro é uma exposição sobre o tema meio ambiente; o quarto justifica a. escolha do rádio na operacionalização da pesquisa; o quinto, a construção metodológica para a realização da pesquisa e análise dos resultados obtidos; o sexto trata da gestão do sistema criado para apartar as ações de educação ambiental empreendidas por professores e alunos; o sétimo trata da ação educomunicativa desencadeada para a prática de educação ambiental; o oitavo da apropriação ou uso pedagógico do rádio e, finalmente, o nono traz as considerações finais: conclusões, lições e resultados que emergiram desst trabalho de intervenção social para uma ação crítica da escola frente aos problemas ambientais locais.#$&This is the practical and qualitative research report done with teachers and students of public schools in Caicó (countryside region, Rio Grande do Norte state, Brazil) for the environmental practice of education through the production of radio programs the "Schools on the Air". The development of this research happened from the conception and management of a system of communication and education, here denominated "Schools in Communication with the Environment". This system assembled a set of conditions and theoretic and methodological. marked dispositions for the administrative and collaborative action between teachers and students in the organization and expression of their opinions about the environment and its adaptation to the radio phonic language. The research-action and the etnomethodology were the approaches used for the concretization of this research, which were guiders of the investigational exercise and the social intervention and of the registration of the producers' perspectives about their insertions in the system. For this, this report is organized in 9 chapters: the first of them introduces the reader to the theme of the research, the problem approached, the objective and methodology adopted; the second relates to the analysis of the historical context in the research; the third is the exhibition of the environment; the fourth justifies the choice of the radio in the operation of the research; the fifth, the methodological construction for the realization of the research and the analysis of the#$&obtained results; the sixth deals with the management of the system created to get to the actions of the environmental education carried out by teachers and students; the seventh deals with the educational and the communicative action initiated by the practice of environmental education; the eighth with the appropriation or pedagogical use of the radio and finally the ninth brings the final considerations: conclusions, lessons and results which emerged from this work of social intervention for a critical action of the school in relation to the local environmental problems.#$&Cet é crit est le rapport de recherche pratique et qualitative realisé avec des professeurs et des élêves d'écoles publiques de Caicó (région du Seridó, état du Rio Grande do Norte, Brésil) par la pratique d'éducation ambiantale à travers de la production de programmes de radio, le "Écoles en Air". Le développement de cette recherche arriva à partir de la conception et gestion d'un systeme d'éducation et comunication, ici dénommé "Écoles en Comunication avec le Moyen Ambient". Ce systeme réunit un joint de conditions et dispositions théorique et metodologique baliseres par la gestion et action collaboratives entre des enseignant et des éleves dans I'organisation et expression de leurs opinions sur le moyen ambient et sa adaptation à langage radiofonique. La recherche-action et etenométhodologie furent les méthodologies utilises par Ia realisation de cette recherche, orientrices du excercice d'investigation et itervention sociale et du registre des perspectives des producters sur leurs insertions dans le systeme. Par tel, cet écrit est organisé en neuf chapitres: le premier d'euse introduit le lecteur au theme de Ia recherche, probleme abordé, objectif et méthodologie adopté; le deuxieme se rapporte à analyse du contexte historique de Ia "recherche; le troisieme est une exposition sur le theme moyen ambient; le quatrieme justifie le chaix du radio dan I'opérationalisation de Ia recherche; le cinquieme, Ia construction methodologique par Ia realisation de Ia recherche et analyse des apports réussis; le sixieme traite de Ia gestion du systeme creé pour arrivé les actions d'éducation ambientale entreprises pour des professeurs et des éleves; le septieme traite de I'action#$&educomunicative désemprisioneé par Ia pratique d'éducation ambientale; I'huitieme de I'appropriation ou usage pedagogique du radio et, finalement, le neuvieme porte les considérations finales: des conclusions, des leçons et des apports que émergerent de ce travail de intelVention social par une action critique d'école devat les problemes des ambients endroits. 3 2022-10-05T12:24:11Z 2022-10-05T12:24:11Z 2003. 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