O psicopedagogo na escola: a importância da intervenção psicopedagógica a partir da avaliação crítica institucional /

Estes escritos são o resultado de um estudo sobre a intervenção psicopedagógica no ambiente escolar, a partir da experiência durante o estágio psicopedagógico institucional. O autor começa por descrever a escola que serviu como campo de observações psicopedagógicas: espaço físico exíguo, relações co...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Paulo Martins de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/59272
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Descrição
Resumo:Estes escritos são o resultado de um estudo sobre a intervenção psicopedagógica no ambiente escolar, a partir da experiência durante o estágio psicopedagógico institucional. O autor começa por descrever a escola que serviu como campo de observações psicopedagógicas: espaço físico exíguo, relações conflituosas entre equipe de professores e equipe de direção, proposta pedagógica inadequada e as fraturas na aprendizagem. Após essas constatações, ele analisa os possíveis entraves que colaboram com o mau funcionamento da práxis escolar. Depois de localizar os pontos nevrálgicos que acarretam a ruptura do sistema, o autor argumenta sobre a importância da análise crítica exercida pelo psicopedagogo e sua intervenção no ambiente escolar que, apesar de muitas vezes solicitar a ajuda de uma assessoria psicopedagógica, não se dispõe realmente a efetuar as mudanças. O argumento final é como o psicopedagogo pode lidar com esse tipo de demanda a partir de sua postura profissional.