A terra e a tela : a comunicação rural e a questão da terra na produção dos programas de televisão do Partido dos Trabalhadores veiculados nas eleições presidenciais de 1998/

Este estudo analisa o processo de produção dos programas de televisão do Partido dos Trabalhadores (PT) veiculados nas eleições presidenciais de 1998, no qual se trabalha a atenção dada pelo Partido às questões rurais. Concretamete, procura-se investigar até que ponto o Partido dos trabalhadores con...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Neves, Marinita Vasconcelos, Callou, Ângelo Brás Fernandes., Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/58946
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo analisa o processo de produção dos programas de televisão do Partido dos Trabalhadores (PT) veiculados nas eleições presidenciais de 1998, no qual se trabalha a atenção dada pelo Partido às questões rurais. Concretamete, procura-se investigar até que ponto o Partido dos trabalhadores contextualiza e discute o problema da terra no Brasil em sua fase de produção dos programas da propaganda eleitoral, e se os assuntos estão sintozados com os esudos da Comunicação Rural e das novas ruralidades. Pouco se fala sobre as questões rurais nos programas exibidos, por esse motivo, a invesgação desse estudo se deu no processo de produção dos programas. Analisa-se a atenção dada às questões rurais, contudo, priviligia-se a perspectiva da Comunicação Rural que estuda o desenvolvimento local e as novas tecnologias de comunicação e informação no meio rural. O Partido dos Trabalhadores possui uma Secretaria Agrária Nacional e recebeu apoio do Movimento dos Sem-Terra e da maior parte dos sindicatos rurais brasileiros. Na coligação liderada pelo PT, estavam aliados o Partido Democrático Trabalhista, O Partido Socialista Brasileiro, o Partido Comunista Brasileiro, e o partido Comunista do Brasil. O trabalho foi executado utilizando multimétodos: entrevistas semi-estruturadas, estudo dos documentos específicos do partido, análise dos programas eleitorais veiculados pela televisão, pequena trajetória pessoal e profissional dos coordenadores de produçào dos programas. A campanha presidencial em estudo privilegiou a discussão econômica deixado em plano secundário as demais temáticas. A pesquisa revelou a estratégia política do PT para as eleições de 1998.