Escavações mnemônicas: memória social na festa da padroeira em Pium-Parnamirim/RN /

Este trabalho pretende analisar a memória de uma festa religiosa a partir das memórias dos moradores mais antigos de Pium, bairro do município de Parnamirim, no Estado do Rio Grande do Norte do Brasil. A temática da memória foi tratada como fenômeno social, conforme referencial de Maurice Halbwachs....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Chagas, Adriene do Socorro., Assunção, Luiz Carvalho de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/58777
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho pretende analisar a memória de uma festa religiosa a partir das memórias dos moradores mais antigos de Pium, bairro do município de Parnamirim, no Estado do Rio Grande do Norte do Brasil. A temática da memória foi tratada como fenômeno social, conforme referencial de Maurice Halbwachs. Para tanto, se fez uso da festa, entre outras, emerge como um marco. Destas, analisamos oito narrativas, das quais concluímos que a memória coletiva em Pium acerca da festa de Santa Luzia nasce devido às transformações vividas no bairro; que esta memória é possível devido aos laços religiosos que se mantém diante dessas transformações, e que a memória coletiva da festa tem a função de deixar um registro, uma referência aos coevos sobre um tempo e espaço grandemente pertencidos aos "primeiros do lugar".