Eleições e clientelismo no município de Caiçara do Norte - RN /

O presente estudo visa compreender os principais fatores considerados determinantes no momento de decidir em qual candidato votar nas eleições municipais de 2004. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado como fonte de referência o município de Caiçara do Norte-RN. Por se tratar de um município...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Soares, Renicleia Dantas., Dantas, Alexsandro Galeno de Araújo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/58558
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente estudo visa compreender os principais fatores considerados determinantes no momento de decidir em qual candidato votar nas eleições municipais de 2004. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado como fonte de referência o município de Caiçara do Norte-RN. Por se tratar de um município recém-emancipado procurou-se verificar se as práticas clientelistas, que são tão comuns na história política brasileira, estão presentes nessa sociedade e se há, por parte dos candidatos, uma utilização indevida dos bens públicos para fins de caráter privado; e se a situação sócio-econômica dos cidadãos favorece a troca de bens materiais entre eleitores e candidatos na época das eleições. Apesar da escassez de pesquisa sobre a cidade e sobre o tem que pretendo aborta procuro verificar como os cidadãos exercem os direitos políticos permitidos pela Democracia Representativa. Para dar um caráter científico a esta análise utilizou-se como referencial teórico a visão de autores como José de Souza Martins, Victor Nunes Leal, Max Weber e Hannah Arendt. A partir dos dados obtidos constatou-se que a situação sócio-econômica dos eleitores auxilia na troca de favores entre eles e seus respectivos candidatos, e que os bens públicos são utilizados de forma privada para garantir a permanência do politíco do poder. Pôde-se concluir também que essas práticas contribuem para a manutenção de uma política clientelista no município.