Cidade e mercados periódicos: um estudo da apropriação do espaço urbano ocupado pela feira livre de Macaíba/RN /

A pesquisa "Cidade e mercados periódicos: um estudo de apropriação do espaço urbano ocupado pela feira livre de Macaíba" objetiva estudar a dinâmica sócio-espacial da feira livre de Macaíba bem como analisar os problemas existentes em seu espaço interno e externo. Macaíba, na condição de p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Geovany Pachelly Galdino., Costa, Ademir Araújo da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/58509
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A pesquisa "Cidade e mercados periódicos: um estudo de apropriação do espaço urbano ocupado pela feira livre de Macaíba" objetiva estudar a dinâmica sócio-espacial da feira livre de Macaíba bem como analisar os problemas existentes em seu espaço interno e externo. Macaíba, na condição de principal entreposto comercial do estado, fez com que a sua feira adquirisse, durante longo período grande importância no conjunto dos municípios das regiões litoral e agreste do estado sendo uma das mais antigas e tradicionais. Porém, a feira vem nas últimas décadas perdendo sua importância a nível regional, principalmente pelo surgimento de outras feiras no interior do estado e, pela concorrências de outros segmentos do comércio local, principalmente dos supermercados. Identificam-se ainda inúmeros problemas de ordem ambiental, de organização e zoneamento existentes na feira que ao mesmo tempo geram outros impactos a sua área de abrangência. A pesquisa utilizou-se do método dialético como suporte teórico-metodológico e, como instrumental da pesquisa bibliográfica e documental e o trabalho de campo. Contribui, dentro da ciência geográfica, para o estudo de uma das mais importantes instituições da economia nordestina. Conclui reforçãndo a importância que a feira livre de Macaíba tem dentro da dinâmica da cidade e a necessidade de intervenção para solucionar os problemas existentes dentro deste espaço socioeconômico.