Leila Diniz: um ponto no universo em metamorfose /
Essa monografia tem como objetivo entender o porquê que as atitudes da atriz Leila Diniz chocavam tanto a sociedade brasileira na década de 60. Pra tanto, fez-se mister contextualizar o cenário daqueles dourados e conturbados anos 60 para melhor compreender a metamorfose global, partindo do comporta...
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oai:localhost:123456789-408222022-11-29T21:55:38Z Leila Diniz: um ponto no universo em metamorfose / Nascimento, Rita Liduina Silva do. Almeida, Maria da Conceição Xavier de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mudança cultural - Monografia. Juventude - Década de 60 - Brasil - Monografia. Contracultura - Década de 60 - Brasil - Monografia. Comportamento - Juventude - Monografia. Juventude e complexidade - Monografia. Essa monografia tem como objetivo entender o porquê que as atitudes da atriz Leila Diniz chocavam tanto a sociedade brasileira na década de 60. Pra tanto, fez-se mister contextualizar o cenário daqueles dourados e conturbados anos 60 para melhor compreender a metamorfose global, partindo do comportamento dos jovens líderes políticos, religiosos, estudantis e rebeldes culturais, que juntos, porém, de maneira peculiar a cada filosofia adotada, passam a contestar tudo que estava estabelecido: normas, valores, sexualidade e costumes. Movimentos como: beatiniks, hippes, panteras negras, femininos e estudantis, lutavam por direitos civis, reforma educacional, liberdade expressão,igualdade de raça, pela paz e por um mundo mais justo. A igreja se moderniza e convoca o Concílio Ecumênico Vaticano II. A maneira de falar, dançar, vestir é reinventada e se propaga para outros continentes. No Brasil de JK, caminham juntos a opulência e a pobreza; no de João Goulart, o sonho pelas reformas de base apoiada pelo PTB, PCB, sindicatos e estudantes ligados a UNE. Goulart e seu "povo" foram interceptados pelo golpe militar de 64, apoiado através da potência americana em conjunto com o classe média, a elite e por setores conservadores da igreja. O plano militar é amparado através de Atos Institucionais e supressão da liberdade de expressão, vigiada pelos órgãos repressivos criados para impor ordem à sociedade. Em contrapartida, como no cenário internacional, surgem no Brasil movimentos de contracultura como: a Jovem Guarda, o tropicalismo, CPC's/UNE que passaram a operar na clandestinidade. Organizam passeatas em protesto ao regime,promovem espetáculos teatrais e inovam o cinema levando para as telas a realidade brasileira. Muitos desses jovens#$&intelectuais são presos ou exilados, os que ficaram era obrigados a calar, para não causar a desordem nacional, como Leila Diniz, que banida da mídia, por pregar o amor livre. A presente monografia foi construída no ambiente de intensa trocas cognitivas e afetivas no âmbito do grupo de estudo da complexidade (GRECOM). 1 2022-10-05T12:18:18Z 2022-10-05T12:18:18Z 2004. Monografia UFRN 316.733 N244l MONOG 58322 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/58322 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/58322 |
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Essa monografia tem como objetivo entender o porquê que as atitudes da atriz Leila Diniz chocavam tanto a sociedade brasileira na década de 60. Pra tanto, fez-se mister contextualizar o cenário daqueles dourados e conturbados anos 60 para melhor compreender a metamorfose global, partindo do comportamento dos jovens líderes políticos, religiosos, estudantis e rebeldes culturais, que juntos, porém, de maneira peculiar a cada filosofia adotada, passam a contestar tudo que estava estabelecido: normas, valores, sexualidade e costumes. Movimentos como: beatiniks, hippes, panteras negras, femininos e estudantis, lutavam por direitos civis, reforma educacional, liberdade expressão,igualdade de raça, pela paz e por um mundo mais justo. A igreja se moderniza e convoca o Concílio Ecumênico Vaticano II. A maneira de falar, dançar, vestir é reinventada e se propaga para outros continentes. No Brasil de JK, caminham juntos a opulência e a pobreza; no de João Goulart, o sonho pelas reformas de base apoiada pelo PTB, PCB, sindicatos e estudantes ligados a UNE. Goulart e seu "povo" foram interceptados pelo golpe militar de 64, apoiado através da potência americana em conjunto com o classe média, a elite e por setores conservadores da igreja. O plano militar é amparado através de Atos Institucionais e supressão da liberdade de expressão, vigiada pelos órgãos repressivos criados para impor ordem à sociedade. Em contrapartida, como no cenário internacional, surgem no Brasil movimentos de contracultura como: a Jovem Guarda, o tropicalismo, CPC's/UNE que passaram a operar na clandestinidade. Organizam passeatas em protesto ao regime,promovem espetáculos teatrais e inovam o cinema levando para as telas a realidade brasileira. Muitos desses jovens#$&intelectuais são presos ou exilados, os que ficaram era obrigados a calar, para não causar a desordem nacional, como Leila Diniz, que banida da mídia, por pregar o amor livre. A presente monografia foi construída no ambiente de intensa trocas cognitivas e afetivas no âmbito do grupo de estudo da complexidade (GRECOM). |
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