O desenvolvimento do conceito de origem nas ciências naturais no ensino fundamental /
Este estudo se origina da preocupação em compreender o processo de elaboração conceptual analisando o desenvolvimento do conceito de origem no campo das Ciências Naturais no ciclo de sistematização do Ensino Fundamental. Privilegia esse conceito para compreender as rupturas com o conhecimento sensór...
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oai:localhost:123456789-401312022-11-29T21:40:56Z O desenvolvimento do conceito de origem nas ciências naturais no ensino fundamental / Araújo, Denise Cortez Fernandes de. Ribeiro, Márica Maria Gurgel. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino fundamental - Dissertação. Conceito - Ciências naturais - Ensino fundamental - Dissertação. Ensino-aprendizagem - Ensino fundamental - Dissertação. Educação - Dissertação. Este estudo se origina da preocupação em compreender o processo de elaboração conceptual analisando o desenvolvimento do conceito de origem no campo das Ciências Naturais no ciclo de sistematização do Ensino Fundamental. Privilegia esse conceito para compreender as rupturas com o conhecimento sensório-receptivo que orienta o pensamento das crianças nesse nível de ensino para que ela avance na internalização de formas abstratas do conhecimento. Esse conceito é compreendido em sua dimensão epistêmica e analisando em relações com outros conceitos, constituindo uma rede de significados que orienta o currículo escolar. A dissertação desenvolve-se no contexto das pesquisas que constituem a Linha de Pesquisa e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, vinculado a um estudo longitudinal e que implicou a integração com as outras áreas de conhecimento. As concepções teóricas adotadas para análise inserem-se na perspectiva sócio-histórica sobre o desenvolvimento humano. A opção metodológica é qualitativa em que se procura trabalhar a teoria e a prática em seus imbricamentos, priorizando a interação entre pesquisadora, professora e alunos no cotidiano escolar. A investigação efetivou-se num processo contínuo nos anos de 2000 e 2001, abrangendo desde o planejamento das situações de ensino-aprendizagem até o acompanhamento em saula de aula, replanejamento e avaliação da prática escolar cotidiana em parceria#$&com a professora responsável pela docência em uma turma do referido ciclo de ensino. A turma era composta por 36 alunos, matriculados na Escola Estadual Berilo Wanderley, na cidade do Natal/RN. Entre esses foram escolhidos 09 aunos que participavam da pesquisa longitudinal para análise detalhada de suas falas e produções escolares sem, contudo, perder de vista a dinâmica de todo o grupo e a mediação da professora. Os resultados das análises sobre as reproduções das crianças decorrentes do processo ensino-aprendizagem constituem elementos orientadores das préticas docentes, caracterizando-se, portanto, como uma intervação que ultrapassa a constatação para apreender o processo de organização do conhecimento na escola. A análise evidencia que os alunos pesquisados se encontram em pleno processo de internalização do conceito de origem, em que se deu a superação da associação da palavra ao objeto, iniciando-se a apropriação do significado epistêmico que conduz à ampliação dos atributos diretamente perceptíveis para abstraçòes e generalizações resultando numa contribuição para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno. 2 2022-10-05T12:12:49Z 2022-10-05T12:12:49Z 2004. Dissertação 37.046.12 A663d DISSERT 57310 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57310 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57310 |
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Este estudo se origina da preocupação em compreender o processo de elaboração conceptual analisando o desenvolvimento do conceito de origem no campo das Ciências Naturais no ciclo de sistematização do Ensino Fundamental. Privilegia esse conceito para compreender as rupturas com o conhecimento sensório-receptivo que orienta o pensamento das crianças nesse nível de ensino para que ela avance na internalização de formas abstratas do conhecimento. Esse conceito é compreendido em sua dimensão epistêmica e analisando em relações com outros conceitos, constituindo uma rede de significados que orienta o currículo escolar. A dissertação desenvolve-se no contexto das pesquisas que constituem a Linha de Pesquisa e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, vinculado a um estudo longitudinal e que implicou a integração com as outras áreas de conhecimento. As concepções teóricas adotadas para análise inserem-se na perspectiva sócio-histórica sobre o desenvolvimento humano. A opção metodológica é qualitativa em que se procura trabalhar a teoria e a prática em seus imbricamentos, priorizando a interação entre pesquisadora, professora e alunos no cotidiano escolar. A investigação efetivou-se num processo contínuo nos anos de 2000 e 2001, abrangendo desde o planejamento das situações de ensino-aprendizagem até o acompanhamento em saula de aula, replanejamento e avaliação da prática escolar cotidiana em parceria#$&com a professora responsável pela docência em uma turma do referido ciclo de ensino. A turma era composta por 36 alunos, matriculados na Escola Estadual Berilo Wanderley, na cidade do Natal/RN. Entre esses foram escolhidos 09 aunos que participavam da pesquisa longitudinal para análise detalhada de suas falas e produções escolares sem, contudo, perder de vista a dinâmica de todo o grupo e a mediação da professora. Os resultados das análises sobre as reproduções das crianças decorrentes do processo ensino-aprendizagem constituem elementos orientadores das préticas docentes, caracterizando-se, portanto, como uma intervação que ultrapassa a constatação para apreender o processo de organização do conhecimento na escola. A análise evidencia que os alunos pesquisados se encontram em pleno processo de internalização do conceito de origem, em que se deu a superação da associação da palavra ao objeto, iniciando-se a apropriação do significado epistêmico que conduz à ampliação dos atributos diretamente perceptíveis para abstraçòes e generalizações resultando numa contribuição para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno. |
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