O desenvolvimento do conceito de origem nas ciências naturais no ensino fundamental /

Este estudo se origina da preocupação em compreender o processo de elaboração conceptual analisando o desenvolvimento do conceito de origem no campo das Ciências Naturais no ciclo de sistematização do Ensino Fundamental. Privilegia esse conceito para compreender as rupturas com o conhecimento sensór...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Denise Cortez Fernandes de., Ribeiro, Márica Maria Gurgel., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57310
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo se origina da preocupação em compreender o processo de elaboração conceptual analisando o desenvolvimento do conceito de origem no campo das Ciências Naturais no ciclo de sistematização do Ensino Fundamental. Privilegia esse conceito para compreender as rupturas com o conhecimento sensório-receptivo que orienta o pensamento das crianças nesse nível de ensino para que ela avance na internalização de formas abstratas do conhecimento. Esse conceito é compreendido em sua dimensão epistêmica e analisando em relações com outros conceitos, constituindo uma rede de significados que orienta o currículo escolar. A dissertação desenvolve-se no contexto das pesquisas que constituem a Linha de Pesquisa e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, vinculado a um estudo longitudinal e que implicou a integração com as outras áreas de conhecimento. As concepções teóricas adotadas para análise inserem-se na perspectiva sócio-histórica sobre o desenvolvimento humano. A opção metodológica é qualitativa em que se procura trabalhar a teoria e a prática em seus imbricamentos, priorizando a interação entre pesquisadora, professora e alunos no cotidiano escolar. A investigação efetivou-se num processo contínuo nos anos de 2000 e 2001, abrangendo desde o planejamento das situações de ensino-aprendizagem até o acompanhamento em saula de aula, replanejamento e avaliação da prática escolar cotidiana em parceria#$&com a professora responsável pela docência em uma turma do referido ciclo de ensino. A turma era composta por 36 alunos, matriculados na Escola Estadual Berilo Wanderley, na cidade do Natal/RN. Entre esses foram escolhidos 09 aunos que participavam da pesquisa longitudinal para análise detalhada de suas falas e produções escolares sem, contudo, perder de vista a dinâmica de todo o grupo e a mediação da professora. Os resultados das análises sobre as reproduções das crianças decorrentes do processo ensino-aprendizagem constituem elementos orientadores das préticas docentes, caracterizando-se, portanto, como uma intervação que ultrapassa a constatação para apreender o processo de organização do conhecimento na escola. A análise evidencia que os alunos pesquisados se encontram em pleno processo de internalização do conceito de origem, em que se deu a superação da associação da palavra ao objeto, iniciando-se a apropriação do significado epistêmico que conduz à ampliação dos atributos diretamente perceptíveis para abstraçòes e generalizações resultando numa contribuição para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno.