A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/

Esse trabalho estuda a repercussão dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre a prática dos professores. Ele se apoia nos pressupostos da teoria crítica, mais precisamente nas idéias de Giroux, McLaren e Freire, fazendo uso igualmente da metodologia etnográfica de pesquisa. Durante o período...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Francelino, Adriana Gabriel, Ferreira, Adir Luiz.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-40082
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-400822022-11-29T21:40:05Z A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ Francelino, Adriana Gabriel Ferreira, Adir Luiz. Parâmetros curriculares nacionais - Dissertação. Escola - Socialização - Dissertação. Ciências humanas - Ensino-aprendizagem - Dissertação. Esse trabalho estuda a repercussão dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre a prática dos professores. Ele se apoia nos pressupostos da teoria crítica, mais precisamente nas idéias de Giroux, McLaren e Freire, fazendo uso igualmente da metodologia etnográfica de pesquisa. Durante o período de NOVEMBRO-1998 A dEZEMBRO-1999, nós acompanhamos as atividades de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental. No cotidiano dessas professoras, levando em consideração o trabalho que elas já desenvolviam, nós procuramos copreender os sentidos atribuídos aos PCN. A entrevista semi-estruturada e a observação participante, como estratégia de coleta de dados, permitiram a reflexão sobre a problemática, tendo em conta tanto os aspectos subjetivos, em relação à imagem que essas professoras têm da profissão, quanto o papel assumido na condição de educadoras. Pela análise das entrevistas e pelas anotações do diário de campo, foi possível compreender que as professoras consideram pertinentes as orientações dos PCN, porque aspectos curriculares inovadores, tais como a avaliação contínua e os temas transversais, legitimam orientações que se aproximam da proposição de trabalho já desenvolvida na escola. Na revisão bibliográfica, constatamos que mesmo na versão preliminar dos PCN criaram-se muitas expectativas, inclusive que eles iriam se constituir em Currículo Nacional para o ensino fundamental. Entretanto, a implantação dos ciclos de aprendizagem, pelas Secretarias de Educação, provocou mais efeitos sobre a comunidade do que os PCN- conclusão a que chegamos a partir da realidade vivida no cotidiano escolar. Além da compreensão tirada da experiência vivida pela pesquisadora no meio de pesquisa, as considerações colocadas por esse estudo são também os resultados do conjunto de relações estabelecidas entre os dados de campo e a literatura pertinente sobre o assunto. 2 2022-10-05T12:12:25Z 2022-10-05T12:12:25Z 2000. Dissertação 371.214 F815r DISSERT 57245 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Parâmetros curriculares nacionais -
Dissertação.
Escola -
Socialização -
Dissertação.
Ciências humanas -
Ensino-aprendizagem -
Dissertação.
spellingShingle Parâmetros curriculares nacionais -
Dissertação.
Escola -
Socialização -
Dissertação.
Ciências humanas -
Ensino-aprendizagem -
Dissertação.
Francelino, Adriana Gabriel
Ferreira, Adir Luiz.
A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
description Esse trabalho estuda a repercussão dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre a prática dos professores. Ele se apoia nos pressupostos da teoria crítica, mais precisamente nas idéias de Giroux, McLaren e Freire, fazendo uso igualmente da metodologia etnográfica de pesquisa. Durante o período de NOVEMBRO-1998 A dEZEMBRO-1999, nós acompanhamos as atividades de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental. No cotidiano dessas professoras, levando em consideração o trabalho que elas já desenvolviam, nós procuramos copreender os sentidos atribuídos aos PCN. A entrevista semi-estruturada e a observação participante, como estratégia de coleta de dados, permitiram a reflexão sobre a problemática, tendo em conta tanto os aspectos subjetivos, em relação à imagem que essas professoras têm da profissão, quanto o papel assumido na condição de educadoras. Pela análise das entrevistas e pelas anotações do diário de campo, foi possível compreender que as professoras consideram pertinentes as orientações dos PCN, porque aspectos curriculares inovadores, tais como a avaliação contínua e os temas transversais, legitimam orientações que se aproximam da proposição de trabalho já desenvolvida na escola. Na revisão bibliográfica, constatamos que mesmo na versão preliminar dos PCN criaram-se muitas expectativas, inclusive que eles iriam se constituir em Currículo Nacional para o ensino fundamental. Entretanto, a implantação dos ciclos de aprendizagem, pelas Secretarias de Educação, provocou mais efeitos sobre a comunidade do que os PCN- conclusão a que chegamos a partir da realidade vivida no cotidiano escolar. Além da compreensão tirada da experiência vivida pela pesquisadora no meio de pesquisa, as considerações colocadas por esse estudo são também os resultados do conjunto de relações estabelecidas entre os dados de campo e a literatura pertinente sobre o assunto.
format Dissertação
author Francelino, Adriana Gabriel
Ferreira, Adir Luiz.
author_facet Francelino, Adriana Gabriel
Ferreira, Adir Luiz.
author_sort Francelino, Adriana Gabriel
title A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
title_short A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
title_full A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
title_fullStr A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
title_full_unstemmed A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
title_sort repercussão dos pcn na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245
work_keys_str_mv AT francelinoadrianagabriel arepercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar
AT ferreiraadirluiz arepercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar
AT francelinoadrianagabriel repercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar
AT ferreiraadirluiz repercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar
_version_ 1766840389821530112