A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/
Esse trabalho estuda a repercussão dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre a prática dos professores. Ele se apoia nos pressupostos da teoria crítica, mais precisamente nas idéias de Giroux, McLaren e Freire, fazendo uso igualmente da metodologia etnográfica de pesquisa. Durante o período...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-40082 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-400822022-11-29T21:40:05Z A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ Francelino, Adriana Gabriel Ferreira, Adir Luiz. Parâmetros curriculares nacionais - Dissertação. Escola - Socialização - Dissertação. Ciências humanas - Ensino-aprendizagem - Dissertação. Esse trabalho estuda a repercussão dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre a prática dos professores. Ele se apoia nos pressupostos da teoria crítica, mais precisamente nas idéias de Giroux, McLaren e Freire, fazendo uso igualmente da metodologia etnográfica de pesquisa. Durante o período de NOVEMBRO-1998 A dEZEMBRO-1999, nós acompanhamos as atividades de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental. No cotidiano dessas professoras, levando em consideração o trabalho que elas já desenvolviam, nós procuramos copreender os sentidos atribuídos aos PCN. A entrevista semi-estruturada e a observação participante, como estratégia de coleta de dados, permitiram a reflexão sobre a problemática, tendo em conta tanto os aspectos subjetivos, em relação à imagem que essas professoras têm da profissão, quanto o papel assumido na condição de educadoras. Pela análise das entrevistas e pelas anotações do diário de campo, foi possível compreender que as professoras consideram pertinentes as orientações dos PCN, porque aspectos curriculares inovadores, tais como a avaliação contínua e os temas transversais, legitimam orientações que se aproximam da proposição de trabalho já desenvolvida na escola. Na revisão bibliográfica, constatamos que mesmo na versão preliminar dos PCN criaram-se muitas expectativas, inclusive que eles iriam se constituir em Currículo Nacional para o ensino fundamental. Entretanto, a implantação dos ciclos de aprendizagem, pelas Secretarias de Educação, provocou mais efeitos sobre a comunidade do que os PCN- conclusão a que chegamos a partir da realidade vivida no cotidiano escolar. Além da compreensão tirada da experiência vivida pela pesquisadora no meio de pesquisa, as considerações colocadas por esse estudo são também os resultados do conjunto de relações estabelecidas entre os dados de campo e a literatura pertinente sobre o assunto. 2 2022-10-05T12:12:25Z 2022-10-05T12:12:25Z 2000. Dissertação 371.214 F815r DISSERT 57245 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Parâmetros curriculares nacionais - Dissertação. Escola - Socialização - Dissertação. Ciências humanas - Ensino-aprendizagem - Dissertação. |
spellingShingle |
Parâmetros curriculares nacionais - Dissertação. Escola - Socialização - Dissertação. Ciências humanas - Ensino-aprendizagem - Dissertação. Francelino, Adriana Gabriel Ferreira, Adir Luiz. A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ |
description |
Esse trabalho estuda a repercussão dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre a prática dos professores. Ele se apoia nos pressupostos da teoria crítica, mais precisamente nas idéias de Giroux, McLaren e Freire, fazendo uso igualmente da metodologia etnográfica de pesquisa. Durante o período de NOVEMBRO-1998 A dEZEMBRO-1999, nós acompanhamos as atividades de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental. No cotidiano dessas professoras, levando em consideração o trabalho que elas já desenvolviam, nós procuramos copreender os sentidos atribuídos aos PCN. A entrevista semi-estruturada e a observação participante, como estratégia de coleta de dados, permitiram a reflexão sobre a problemática, tendo em conta tanto os aspectos subjetivos, em relação à imagem que essas professoras têm da profissão, quanto o papel assumido na condição de educadoras. Pela análise das entrevistas e pelas anotações do diário de campo, foi possível compreender que as professoras consideram pertinentes as orientações dos PCN, porque aspectos curriculares inovadores, tais como a avaliação contínua e os temas transversais, legitimam orientações que se aproximam da proposição de trabalho já desenvolvida na escola. Na revisão bibliográfica, constatamos que mesmo na versão preliminar dos PCN criaram-se muitas expectativas, inclusive que eles iriam se constituir em Currículo Nacional para o ensino fundamental. Entretanto, a implantação dos ciclos de aprendizagem, pelas Secretarias de Educação, provocou mais efeitos sobre a comunidade do que os PCN- conclusão a que chegamos a partir da realidade vivida no cotidiano escolar. Além da compreensão tirada da experiência vivida pela pesquisadora no meio de pesquisa, as considerações colocadas por esse estudo são também os resultados do conjunto de relações estabelecidas entre os dados de campo e a literatura pertinente sobre o assunto. |
format |
Dissertação |
author |
Francelino, Adriana Gabriel Ferreira, Adir Luiz. |
author_facet |
Francelino, Adriana Gabriel Ferreira, Adir Luiz. |
author_sort |
Francelino, Adriana Gabriel |
title |
A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ |
title_short |
A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ |
title_full |
A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ |
title_fullStr |
A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ |
title_full_unstemmed |
A repercussão dos PCN na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ |
title_sort |
repercussão dos pcn na prática docente : um estudo no cotidiano escolar/ |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/57245 |
work_keys_str_mv |
AT francelinoadrianagabriel arepercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar AT ferreiraadirluiz arepercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar AT francelinoadrianagabriel repercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar AT ferreiraadirluiz repercussaodospcnnapraticadocenteumestudonocotidianoescolar |
_version_ |
1766840389821530112 |