Purificação e caracterização parcial de uma ß-N-acetilglucosaminidase de Artemia franciscana/

Utilizando diferentes substratos sintéticos (p-nitrofenis) derivados de açúcar) foram identificadas várias atividades enzimáticas em extratos protéicos de Artemia franciscana. Uma destas enzimas foi foco do nosso estudo, a ß-N-acetilglucosaminidase, a qual foi purificada 290 vezes for fracionamento...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Aquino, Rose Anny Praxedes de., Abreu, Luiz Roberto Diz de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56850
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Utilizando diferentes substratos sintéticos (p-nitrofenis) derivados de açúcar) foram identificadas várias atividades enzimáticas em extratos protéicos de Artemia franciscana. Uma destas enzimas foi foco do nosso estudo, a ß-N-acetilglucosaminidase, a qual foi purificada 290 vezes for fracionamento com sulfato de amônio, fracionamento com acetona, cromatografia em gel filtração (Bio Gel A 1.5m) e cromatografia de afinidade (quitina). A enzima apresentou uma recuperação final de 0,0006%. A massa molecular determinada por cromatografia em gel filtração (Bio Gel A 1.5m) foi de 199 kDa. Na caracterização cinética da enzima, encontramos maior catálise do substrato de pH 6,5 e a 60ºC. O valor da Km aparente foi de 0,23 mM e Vmax 0,25 unidades de absorbância para hidrólise do p-nitrofenil-N-acetil-ß-D-glucosaminídeo. A ß-N-acetilglucosaminidase foi inibida por HhCl2, Na2HPO4, AgNO3 e Na2H2PO4. Em testes de competitividae o fucoidan foi o único carboidrato que inibiu parcialmente a atividade enzimática (12,8%).