Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que...
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oai:localhost:123456789-397682022-11-29T21:34:02Z Texto imagético : apropriação e produção de sentidos / Costa, Adélia Maria Siveira Babosa Júnior, Walter Pinheiro. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Monografia. Linguagem - Produção de texto - Imagem - Monografia. Linguagem - Signos - Monografia Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que levasse os alunos a se perceberem, enquanto seres capazes de aprender e de realizar leituras. No mundo atual, a leitura não pode estar associada apenas ao visual-gráfico. O espírito precisa estar preparado para, também, perceber outros signos. A leitura foi realizada, então, nos três planos: sensorial, emociaonal e intelectual. Dessa maneira, mostramos como ocorreu o processo de leitura realizado em quatro tipos de textos: a fotografia, a história em quadrinhos, arte sacra e uma propaganda televisiva. O resultado alcançado contrapôs ao pensamento inicial da turma, de que seriam incapazes de aprender e de realizarem leituras, por não serem ainda alfabetizados. A partir de nossas análises, buscamos sugerir atitudes e posturas a serem adotadas no processo pedagógico, considerando que as aulas de linguagem voltadas para a leitura, reflexão e produção de textos verbais e não-verbais, tendo em vista a questão sígnica, é de grande relevância na constituição do ser de linguagem que se apropria e produz sentidos a todo instante. 1 2022-10-05T12:10:08Z 2022-10-05T12:10:08Z 2001. Monografia UFRN 37 C837t MONOG 56834 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56834 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56834 |
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Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que levasse os alunos a se perceberem, enquanto seres capazes de aprender e de realizar leituras. No mundo atual, a leitura não pode estar associada apenas ao visual-gráfico. O espírito precisa estar preparado para, também, perceber outros signos. A leitura foi realizada, então, nos três planos: sensorial, emociaonal e intelectual. Dessa maneira, mostramos como ocorreu o processo de leitura realizado em quatro tipos de textos: a fotografia, a história em quadrinhos, arte sacra e uma propaganda televisiva. O resultado alcançado contrapôs ao pensamento inicial da turma, de que seriam incapazes de aprender e de realizarem leituras, por não serem ainda alfabetizados. A partir de nossas análises, buscamos sugerir atitudes e posturas a serem adotadas no processo pedagógico, considerando que as aulas de linguagem voltadas para a leitura, reflexão e produção de textos verbais e não-verbais, tendo em vista a questão sígnica, é de grande relevância na constituição do ser de linguagem que se apropria e produz sentidos a todo instante. |
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