Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /

Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Adélia Maria Siveira, Babosa Júnior, Walter Pinheiro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56834
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-39768
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-397682022-11-29T21:34:02Z Texto imagético : apropriação e produção de sentidos / Costa, Adélia Maria Siveira Babosa Júnior, Walter Pinheiro. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Monografia. Linguagem - Produção de texto - Imagem - Monografia. Linguagem - Signos - Monografia Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que levasse os alunos a se perceberem, enquanto seres capazes de aprender e de realizar leituras. No mundo atual, a leitura não pode estar associada apenas ao visual-gráfico. O espírito precisa estar preparado para, também, perceber outros signos. A leitura foi realizada, então, nos três planos: sensorial, emociaonal e intelectual. Dessa maneira, mostramos como ocorreu o processo de leitura realizado em quatro tipos de textos: a fotografia, a história em quadrinhos, arte sacra e uma propaganda televisiva. O resultado alcançado contrapôs ao pensamento inicial da turma, de que seriam incapazes de aprender e de realizarem leituras, por não serem ainda alfabetizados. A partir de nossas análises, buscamos sugerir atitudes e posturas a serem adotadas no processo pedagógico, considerando que as aulas de linguagem voltadas para a leitura, reflexão e produção de textos verbais e não-verbais, tendo em vista a questão sígnica, é de grande relevância na constituição do ser de linguagem que se apropria e produz sentidos a todo instante. 1 2022-10-05T12:10:08Z 2022-10-05T12:10:08Z 2001. Monografia UFRN 37 C837t MONOG 56834 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56834 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56834
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Monografia.
Linguagem -
Produção de texto -
Imagem -
Monografia.
Linguagem -
Signos -
Monografia
spellingShingle Educação -
Monografia.
Linguagem -
Produção de texto -
Imagem -
Monografia.
Linguagem -
Signos -
Monografia
Costa, Adélia Maria Siveira
Babosa Júnior, Walter Pinheiro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
description Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que levasse os alunos a se perceberem, enquanto seres capazes de aprender e de realizar leituras. No mundo atual, a leitura não pode estar associada apenas ao visual-gráfico. O espírito precisa estar preparado para, também, perceber outros signos. A leitura foi realizada, então, nos três planos: sensorial, emociaonal e intelectual. Dessa maneira, mostramos como ocorreu o processo de leitura realizado em quatro tipos de textos: a fotografia, a história em quadrinhos, arte sacra e uma propaganda televisiva. O resultado alcançado contrapôs ao pensamento inicial da turma, de que seriam incapazes de aprender e de realizarem leituras, por não serem ainda alfabetizados. A partir de nossas análises, buscamos sugerir atitudes e posturas a serem adotadas no processo pedagógico, considerando que as aulas de linguagem voltadas para a leitura, reflexão e produção de textos verbais e não-verbais, tendo em vista a questão sígnica, é de grande relevância na constituição do ser de linguagem que se apropria e produz sentidos a todo instante.
format Monografia UFRN
author Costa, Adélia Maria Siveira
Babosa Júnior, Walter Pinheiro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Costa, Adélia Maria Siveira
Babosa Júnior, Walter Pinheiro.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Costa, Adélia Maria Siveira
title Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
title_short Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
title_full Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
title_fullStr Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
title_full_unstemmed Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
title_sort texto imagético : apropriação e produção de sentidos /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56834
work_keys_str_mv AT costaadeliamariasiveira textoimageticoapropriacaoeproducaodesentidos
AT babosajuniorwalterpinheiro textoimageticoapropriacaoeproducaodesentidos
AT universidadefederaldoriograndedonorte textoimageticoapropriacaoeproducaodesentidos
_version_ 1766809458922487808