Texto imagético : apropriação e produção de sentidos /

Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Adélia Maria Siveira, Babosa Júnior, Walter Pinheiro., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56834
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Iniciamos o trabalho com texto imagético com o objetivo de tornar as aulas de linguagem mais produtivas, envolventes e sedutoras para um público que ficava quase sempre alheio às práticas propostas. Procurávamos vencer a indisciplina e elevar a auto-estima baixa da turma, através de uma proposta que levasse os alunos a se perceberem, enquanto seres capazes de aprender e de realizar leituras. No mundo atual, a leitura não pode estar associada apenas ao visual-gráfico. O espírito precisa estar preparado para, também, perceber outros signos. A leitura foi realizada, então, nos três planos: sensorial, emociaonal e intelectual. Dessa maneira, mostramos como ocorreu o processo de leitura realizado em quatro tipos de textos: a fotografia, a história em quadrinhos, arte sacra e uma propaganda televisiva. O resultado alcançado contrapôs ao pensamento inicial da turma, de que seriam incapazes de aprender e de realizarem leituras, por não serem ainda alfabetizados. A partir de nossas análises, buscamos sugerir atitudes e posturas a serem adotadas no processo pedagógico, considerando que as aulas de linguagem voltadas para a leitura, reflexão e produção de textos verbais e não-verbais, tendo em vista a questão sígnica, é de grande relevância na constituição do ser de linguagem que se apropria e produz sentidos a todo instante.