Responsabilidade social e qualidade de vida no trabalho : o papel do Serviço Social/

Apresenta a questão da Responsabilidade Social e qualidade de vida no trabalho e o papel do Serviço Social deste novo desafio posto à atuação profissional, assim como, as mudanças no mundo do trabalho na perspectiva de compreeender as demandas postas, os limites e as possibilidades de intervenção nu...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Daniele Isaura Ramos da., Oliveira, Hilderline Câmara de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56461
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Descrição
Resumo:Apresenta a questão da Responsabilidade Social e qualidade de vida no trabalho e o papel do Serviço Social deste novo desafio posto à atuação profissional, assim como, as mudanças no mundo do trabalho na perspectiva de compreeender as demandas postas, os limites e as possibilidades de intervenção numa organização privada. Parte da experiência vivenciada na Transporte Guanabara Ltda e Expresso Oceano Ltda, empresas que prestam serviço de transporte na cidade do Natal e municípios do Rio Grande do Norte, as quais, vêm passando por profundas mudanças na forma de organização do trabalho, procurando acompanhar as transformações pertinentes neste período de inovações tecnológicas e globalização da economia. Analisa as novas exigências para o âmbito empresarial e a inserção da política de Recursos Humanos neste processo. Busca perceber o papel do serviço social a partir das mudanças de gestão empresarial e dos desafios postos às empresas privadas na contemporaneidade, tais quais, a questão da qualidade de vida e da responsabilidade social diante da enxuta atuação do Estado no que concerne a políticas sociais. Ressalta-se a importante atuação dos assistentes sociais no âmbito empresarial que, através de uma postura ética profissional é capaz de realizar um trabalho no sentido de ampliação da cidadania dos trabalhadores, mesmo diante da realidade contraditória de seu papel na empresa. Enfatiza a Responsabilidade Social assumida pelas empresas e o comprometimento com a qualidade de vida dos colaboradores como forma de maximizar a posição em que se encontram no mercado, através do comprometimento e da satisfação dos clientes internos e externos.