Flagrantes discursivos : estudo de casos com crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental/

Este trabalho de tese discute processos cognitivos das crianças elaboradas em cenas de funcionamento do signo verbal. Neste estudo, enfoco algumas vezes momentos específicos e particulares das crianças em processos de aquisição da forma escrita da linguagem. O design desta pesquisa aconteceu em uma...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Macedo, Geralda., Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56457
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho de tese discute processos cognitivos das crianças elaboradas em cenas de funcionamento do signo verbal. Neste estudo, enfoco algumas vezes momentos específicos e particulares das crianças em processos de aquisição da forma escrita da linguagem. O design desta pesquisa aconteceu em uma escola pública municipal de Natal-RN com crianças do primeiro ciclo fundamental. O estudo dos processos cognitivos e os enfoques direcionadas à aquisição da escrita sucedem-se no escopo da abordagem histórico-cultural e em autores como Bakhtin e Schaff. Os estudos referenciados ao longo desta investigação foram extraídos das relações que uma criança elabora ao recontar uma narrativa e das relações das crianças ao elaborarem o conceito sobre gêneros textuais. Também centralizamos nosso olhar para os processos discursivos e de produção de sentidos das crianças ao usarem, lerem e escreverem anúncios-classificados. Privilegou-se ainda, investigar o processo de escritura de uma criança ao narrar um conto através da forma escrita da linguagem, destacando, na discussão deste tópico, o uso da oralidade pela criança neste momento particular de aquisição inicial da escrita.