Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/

Alfabetizar - alfabetizar-se - é uma tarefa complexa e exige do professor uma multiplicidade de saberes docentes. Para realizar uma alfabetização bem sucedida, o professor necessita, dentre outros fatores, de uma formação alicerçada num processo de reflexão entre teoria e prática. Assim sendo, o for...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Paiva, Maria Cristina Leandro de., Campelo, Maria Estela Costa Holanda., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56452
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-39442
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-394422022-11-29T21:27:01Z Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/ Paiva, Maria Cristina Leandro de. Campelo, Maria Estela Costa Holanda. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Dissertação. Saberes docentes - Dissertação. Formação de professores - Dissertação. Formação de alfabetizadores - Dissertação. Alfabetizar - alfabetizar-se - é uma tarefa complexa e exige do professor uma multiplicidade de saberes docentes. Para realizar uma alfabetização bem sucedida, o professor necessita, dentre outros fatores, de uma formação alicerçada num processo de reflexão entre teoria e prática. Assim sendo, o formador de professor exerce um papel fundamental no trabalho formativo que possa se constituir em propulsor de uma efetiva pedagogia de alfabetização. Dessa reflexão inicial, surgiram as questões norteadoras do estudo - Quem é o(a) formador(a) dos(as) professores(as), qual a sua formação e em que consiste sua preparação para exercer essa função? Que saberes são necessários ao professor formador de alfabetizadores? Como se forma um formador de professores alfabetizadores? Para responder tais questões, conferimos a "palavra" aos formadores do Programa de Formação de Professores Alfabertizadores - PROFA/MEC/Brasil. Nesse sentido, o trabalho objetiva investigar, sob a perspectiva das Formadores do referido Programa, que saberes docentes do formador de professores estão implicados naquele seu trabalho de formador de profesores alfabetizadores. A escolha do campo empírico recaiu sobre o PROFA, porque a) vivenciamos a implantação e o desenvolvimento do Programa no Estado do Rio Grande do Norte; b) atende as nossas expectativas, por ser um Programa destinado especificamente à formação de professores alfabetizadores; c) a organização estrutural do PROFA inclui um(a) acompanhamento/formação sistemática aos/dos dormadores dos professores. O estudo se insere na abordagem qualitativa de pesquisa e se caracteriza como um estudo de caso respaldado nas histórias de vida. Utilizamos como procedimentos de recolha de dados, a observação participante e não-participante; o questionário, a entrevista semi-estruturada e documentos pessoais das#$&formadoras. A nossa amostra constou de 08 formadoras do referido Programa, pertencentes a dois municípios do Estado do RN. Apesar de termos estudado um Programa específico de formação continuada de professores alfabetizadores, constatamos que todo formador de professores deve possuir saberes docentes específicos e transversais à prática formativa. Tais saberes, embora incluam os saberes docentes do professor alfabetizador, a grande responsabilidade do formador em mediar um trabalho formativo, perspectivando uma posteior transposição didática, visando o sucesso escolar - dos alunos dos seus alunos. 2 2022-10-05T12:07:37Z 2022-10-05T12:07:37Z 2004. Dissertação 371.13 P149f DISSERT 56452 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56452 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56452
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Dissertação.
Saberes docentes -
Dissertação.
Formação de professores -
Dissertação.
Formação de alfabetizadores -
Dissertação.
spellingShingle Educação -
Dissertação.
Saberes docentes -
Dissertação.
Formação de professores -
Dissertação.
Formação de alfabetizadores -
Dissertação.
Paiva, Maria Cristina Leandro de.
Campelo, Maria Estela Costa Holanda.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/
description Alfabetizar - alfabetizar-se - é uma tarefa complexa e exige do professor uma multiplicidade de saberes docentes. Para realizar uma alfabetização bem sucedida, o professor necessita, dentre outros fatores, de uma formação alicerçada num processo de reflexão entre teoria e prática. Assim sendo, o formador de professor exerce um papel fundamental no trabalho formativo que possa se constituir em propulsor de uma efetiva pedagogia de alfabetização. Dessa reflexão inicial, surgiram as questões norteadoras do estudo - Quem é o(a) formador(a) dos(as) professores(as), qual a sua formação e em que consiste sua preparação para exercer essa função? Que saberes são necessários ao professor formador de alfabetizadores? Como se forma um formador de professores alfabetizadores? Para responder tais questões, conferimos a "palavra" aos formadores do Programa de Formação de Professores Alfabertizadores - PROFA/MEC/Brasil. Nesse sentido, o trabalho objetiva investigar, sob a perspectiva das Formadores do referido Programa, que saberes docentes do formador de professores estão implicados naquele seu trabalho de formador de profesores alfabetizadores. A escolha do campo empírico recaiu sobre o PROFA, porque a) vivenciamos a implantação e o desenvolvimento do Programa no Estado do Rio Grande do Norte; b) atende as nossas expectativas, por ser um Programa destinado especificamente à formação de professores alfabetizadores; c) a organização estrutural do PROFA inclui um(a) acompanhamento/formação sistemática aos/dos dormadores dos professores. O estudo se insere na abordagem qualitativa de pesquisa e se caracteriza como um estudo de caso respaldado nas histórias de vida. Utilizamos como procedimentos de recolha de dados, a observação participante e não-participante; o questionário, a entrevista semi-estruturada e documentos pessoais das#$&formadoras. A nossa amostra constou de 08 formadoras do referido Programa, pertencentes a dois municípios do Estado do RN. Apesar de termos estudado um Programa específico de formação continuada de professores alfabetizadores, constatamos que todo formador de professores deve possuir saberes docentes específicos e transversais à prática formativa. Tais saberes, embora incluam os saberes docentes do professor alfabetizador, a grande responsabilidade do formador em mediar um trabalho formativo, perspectivando uma posteior transposição didática, visando o sucesso escolar - dos alunos dos seus alunos.
format Dissertação
author Paiva, Maria Cristina Leandro de.
Campelo, Maria Estela Costa Holanda.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Paiva, Maria Cristina Leandro de.
Campelo, Maria Estela Costa Holanda.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Paiva, Maria Cristina Leandro de.
title Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/
title_short Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/
title_full Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/
title_fullStr Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/
title_full_unstemmed Formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/
title_sort formadores de professores alfabetizadores : saberes docentes em construção/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56452
work_keys_str_mv AT paivamariacristinaleandrode formadoresdeprofessoresalfabetizadoressaberesdocentesemconstrucao
AT campelomariaestelacostaholanda formadoresdeprofessoresalfabetizadoressaberesdocentesemconstrucao
AT universidadefederaldoriograndedonorte formadoresdeprofessoresalfabetizadoressaberesdocentesemconstrucao
_version_ 1766813811205996544