O que fica no caminho: consequências sócio-espaciais decorrentes da duplicação da "Rota do Sol" em Pium /

O estudo tem por finalidade, analisar as consequências sócio-espaciais decorrentes da duplicação da "Rota do Sol" em Pium, pertencente ao município de Parnamirim-RN. Apresenta a análise do espaço turístico do Litoral Oriental do Rio Grande do Norte a partir de pressupostos teóricos acerca...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Dália Maria Maia Cavalcanti de., Furtado, Edna Maria., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/56262
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O estudo tem por finalidade, analisar as consequências sócio-espaciais decorrentes da duplicação da "Rota do Sol" em Pium, pertencente ao município de Parnamirim-RN. Apresenta a análise do espaço turístico do Litoral Oriental do Rio Grande do Norte a partir de pressupostos teóricos acerca do turismo e como se expressa na organização do espaço, enfatizando as relações com seu entorno para o entendimento da transformação ocorrida nesta localidade. A análise parte da observação de campo; de registros feitos em mapas de uso e ocupação do solo na atualidade e de fotografias tiradas da área, que possibilitaram o lenvantamento das modificações ocorridas e a relação entre elas e a intensificação do fluxo de veículos e pessoas a procura do lazer para esta parte do litoral. Foram coletadas informações, por meio da história de vida de antigos moradores e questionários aplicados no comércio e em estabelecimentos de prestação de serviços da localidade, a fim de constatar as modificações ocorridas. Tem-se como resultado, que a transformação se relaciona com a construção da via e o crescente fluxo de veículos em função das atividades turísticas e do lazer desenvolvidas no litoral oriental do Rio Grande do Norte. Concluí-se que a duplicação desta via no perímetro urbano de Pium, tem influenciado na organização sócio-espacial local, gerando a concentração e expansão das atividades de comércio e prestação de serviços, e aumento da migração de pessoas para o local a procura de renda e melhor qualidade de vida.